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Google Brasil divulga impacto econômico em 2018

Segundo empresa, ferramentas de publicidade ajudaram a movimentar R$ 41 bilhões no País no ano passado


18 de março de 2019 - 14h37

O Google Brasil divulga nesta segunda-feira, 18, seu relatório de impacto econômico a respeito de 2018. Nele, compartilha números e cases a respeito do uso de suas ferramentas no País.

 

Norival da Silva Júnior, da Ygarapé Tour, um dos cases destacados pelo Google (Crédito: Divulgação)

A plataforma afirma, por exemplo, que suas ferramentas de busca e publicidade ajudaram a movimentar R$ 41 bilhões no Brasil em 2018 e que mais de 60 mil empresas, incluindo publishers e ONGs, utilizaram soluções como Google Ads e Ad Sense.

O Google diz que os cálculos são realizados segundo diferentes estimativas desenvolvidas por economistas e pesquisadores que calculam diferentes variáveis, como custo por clique, o valor de lances na plataforma programática, o investimento média em campanhas, entre outros atributos. A metodologia foi validada em papers acadêmicos, mas são dados exclusivamente internos, não-auditados.

Em entrevista ao Meio & Mensagem, Fabio Coelho, diretor geral do Google no Brasil e vice-presidente global da plataforma, afirma que a empresa realiza com frequência “debates no sentido de ajudar no acesso a mais ferramentas digitais, seja do ponto de vista do usuário, seja das empresas, inclusive nas pequenas e médias, em que é até maior”. Segundo ele, um dos destaques nesse desenvolvimento são justamente as pequenas e médias, que têm pouco acesso às ferramentas publicitárias mais tradicionais. “Essa capacidade de democratizar o acesso à comunicação às pessoas e PMEs, que é a coluna vertebral da sociedade e vivem nas bordas do mainstream, é fantástico. É a democratização a aprender, empreender, comercializar, se divertir… Todo o restante é desdobramento disso”, afirma. (Veja a entrevista completa de Fábio Coelho na edição 1852, de 18 de março de 2019, exclusiva para assinantes.)

Em seu relatório, a empresa também compartilha alguns cases de PMEs que tiveram bom desempenho usando algumas das ferramentas Google. Entre elas, está a agência de turismo Ygarapé Tour, de Bonito (MS), que incrementou sua estratégia de marketing no Google Ads por meio de vídeos no YouTube. A Manaós Tech, empresa de tecnologia nascida dentro da Universidade Federal do Amazonas, relata como desenvolveram um aplicativo de conversão de áudio em texto e trabalharam em sua divulgação no Google Play. Marcio Luis da Silva, instrutor de tênis e dono de escolinha para crianças em São Paulo, conseguiu aumentar as visitas em seu site com Google Ads e monitoramento de Analytics.

 

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