Mídia

Spotify alcança 100 milhões de assinantes

Plataforma vê crescimento de receita dentro dos usuários pagantes ao mesmo tempo que vertente de anúncios fica abaixo do esperado

i 3 de maio de 2019 - 9h32

Crédito: Reprodução

O Spotify conquistou a marca de 100 milhões de assinantes no primeiro trimestre de 2019. A informação foi divulgada no balanço financeiro da companhia publicado no último dia 29, que indica ainda um crescimento de receita de 33%, chegando a 1,5 bilhões de euros, cerca de R$ 6,68 bilhões

A plataforma credita o aumento dos usuários ao crescimento do plano familiar nos EUA e do Canadá, onde a empresa realizou promoções como, por exemplo, a distribuição de assistentes de voz do Google aos consumidores que aderissem ao plano familiar premium, e com o Hulu, quando ao assinar ambos serviços, a taxa é menor. Para manter o crescimento, o Spotify levou, inclusive, os planos promocionais oferecidos na América do Norte para o Reino Unido e a França.

A receita oriunda de anúncios, entretanto, foi menor do que o esperado. Nos últimos 12 meses, a receita gerada por marcas chegou a 126 milhões de euros, cerca de R$550 milhões. Segundo o relatório da empresa, a baixa performance foi relacionada à precificação dos espaços de mídia. Nessa seara, a boa notícia para a plataforma foi o crescimento de anunciantes dentro dos podcasts que o Spotify adquiriu após a aquisição da Gimlet Media e Anchor. No futuro, a plataforma afirma que deve criar soluções programáticas de segmentação e mensuração para podcasts.

Até o fim do ano, a empresa espera alcançar pelo menos 117 milhões de assinantes, além de ampliar o número de usuários ativos, assinantes ou não, entre 18 e 28%. Considerando 2019 como um todo, a expectativa é que a receita fique próxima de 6,5 bilhões de euros.