No Brasil, 40% dos internautas já ouviram podcast

Buscar

Mídia

Publicidade

No Brasil, 40% dos internautas já ouviram podcast

Pesquisa do Ibope aponta que 19% dos usuários de internet brasileiros são ouvintes regulares e 32% não conhecem essa mídia

Luiz Gustavo Pacete
13 de maio de 2019 - 6h00

 

Dos fiéis, ou seja, que escutam podcast diariamente, estão os 16 milhões de internautas (Crédito: Pixabay/Pexels)

O podcast é uma mídia em ascensão e, recentemente, o mercado vem mapeando e tentando identificar, com cada vez mais frequência, o perfil da podosfera brasileira. Durante este final de semana, na Maratona Piauí CBN de Podcast, que ocorreu no Rio de Janeiro, o Ibope divulgou uma pesquisa inédita sobre o perfil de quem escuta programa de áudio pela internet. O levantamento foi publicado originalmente no site da revista Piauí.

De acordo com a pesquisa, dos 120 milhões de internautas brasileiros, 50 milhões, o equivalente a 40%, já escutaram um programa de áudio. No entanto, outros 32%, aproximadamente 39 milhões de internautas, não sabem o que é um podcast. A pesquisa foi aplicada dos dias 15 a 18 de janeiro com duas mil pessoas. Jovens e pessoas das classes A e B são os mais interessados no formato.

Os homens representam 45% daqueles que já ouviram podcast ao menos uma vez, entre as mulheres esse percentual cai para 36%. Em meio aos jovens, o podcast já foi ouvido por 47%. No grupo dos mais velhos, 30%. Entre os que menos ouvem podcasts estão mulheres e internautas com mais de 55 anos.

Entre os ouvintes fiéis, ou seja, que escutam podcast diariamente, há 16 milhões de internautas, ou 19% do total de usuários da internet. O celular é o principal device para o consumo dessa mídia, seguido por computador e tablet. Entre as plataformas mais utilizadas estão o YouTube, apontado por 42% dos entrevistados, seguido por Spotify, 32%. “Se nos basearmos na tendência de outros países como os EUA, por exemplo, é um grande potencial”, disse Marcia Cavallari, CEO do Ibope Inteligência.

Nos EUA, de acordo com números do eMarketer, as receitas de anúncios publicitários para podcasts vão crescer 110% até 2020, chegando a US$ 659 milhões. Segundo o estudo, a audiência desse tipo de mídia naquele país chegará a 76,4 milhões em 2019, ante 72,7 milhões no ano passado. No último balanço divulgado pelo New York Times, referente ao primeiro trimestre de 2019, o podcast ajudou a elevar a receita de publicidade online do jornal em 19%.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Piaui

  • A´pudio

  • Podcast

  • Spotify

  • cbn

  • youtube

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”