Facebook bane Trump por dois anos

Buscar

Mídia

Publicidade

Facebook bane Trump por dois anos

Segundo empresa, ex-presidente dos Estados Unidos será reintegrado em 2023 somente se o risco para a segurança pública diminuir até lá


4 de junho de 2021 - 15h41

*Do AdAge

O Facebook estendeu a suspensão do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de suas redes sociais por mais dois anos, dizendo que ele será reintegrado em 2023 somente se o risco para a segurança pública diminuir. A decisão também inclui o Instagram.

“Dada a gravidade das circunstâncias que levaram às suspensões do Sr. Trump, acreditamos que suas ações constituíram uma violação de nossas regras que merecem a maior penalidade disponível sob os novos protocolos de aplicação”, escreveu Nick Clegg, vice-presidente de assuntos globais do Facebook, nesta sexta-feira, 4, em um post.

Perfil de Donald Trump (Créditos: Bloomberg)

A empresa fez o anúncio como parte de uma resposta às críticas de seu Conselho de Supervisão de Conteúdo independente, um grupo de advogados externos, jornalistas e especialistas reunidos para avaliar as questões mais desafiadoras de moderação de conteúdo. Em maio, o painel manteve o congelamento das contas de Trump no Facebook devido a suas postagens que ajudaram a alimentar o tumulto destrutivo no Capitólio dos Estados Unidos em 6 de janeiro. O conselho concordou com a suspensão, “dada a gravidade das violações e o risco contínuo de violência.” Mas também advertiu o Facebook por políticas fiscalizadoras que são vagas e sem transparência.

O painel repreendeu o Facebook por tentar evitar a responsabilidade pela suspensão “indefinida” de Trump, pedindo ao conselho de supervisão para confirmá-la e, em vez disso, disse que o Facebook deveria decidir se a conta de Trump deveria ou não ser restabelecida, prescrevendo uma revisão em seis meses. O grupo também fez uma série de recomendações ao Facebook sobre como deveria estabelecer padrões de conteúdo para figuras públicas.

*Tradução: Henrique Cesar

Publicidade

Compartilhe