Disney anuncia troca no posto de CEO

Buscar
Publicidade

Mídia

Disney anuncia troca no posto de CEO

Bob Iger substitui Bob Chapek pelos próximos dois anos; executivo passou pelo cargo entre 2005 e 2020


21 de novembro de 2022 - 10h48

*Do Advertising Age

Nesse domingo, 21, a The Walt Disney Company comunicou a substituição do até então CEO Bob Chapek por Bob Iger, com efeito imediato.

Iger concordou em retornar como CEO por dois anos. Anteriormente, ocupou a cadeira na Disney de 2005 a 2020.
O novo executivo tem “um mandato do conselho para definir a direção estratégica para um crescimento renovado e trabalhar em estreita colaboração com o conselho no desenvolvimento de um sucessor para liderar a empresa ao final de seu mandato”, disse a Disney em anúncio.

Bob Iger

Bob Iger dirigiu a companhia entre 2005 e 2020 (Crédito: Kathy-Hutchins-shutterstock)

A movimentação ocorreu dias depois que a Disney registrou vendas e lucros trimestrais abaixo do esperado e anunciou uma unidade de corte de custos em toda a empresa, incluindo o congelamento de contratações em alguns cargos. Neste ano, as ações da empresa caíram cerca de 41% até agora.

Segundo a companhia, Chapek já deixou o cargo. Ele ingressou na empresa em 1993 e tornou-se seu CEO em fevereiro de 2020.

As perdas no braço DTC da Disney, impulsionadas pelo serviço de streaming Disney+, mais que dobraram para US$ 1,47 bilhão no quarto trimestre fiscal da empresa, devido a maiores despesas de programação e ao custo de lançamento do serviço em novos países.

O déficit levou a administração a prometer que buscaria “eficiências significativas” em áreas como a de marketing. Na época, o CEO da Disney, Chapek, afirmou que as perdas de streaming da empresa estavam chegando ao pico.

“Agradecemos a Bob Chapek por seus serviços prestados à Disney ao longo de sua longa carreira, incluindo conduzir a empresa pelos desafios sem precedentes da pandemia”, comentou Susan Arnold, presidente do conselho da Disney, em comunicado. “O Conselho concluiu que, à medida que a Disney embarca em um período cada vez mais complexo de transformação da indústria, Bob Iger está em uma posição única para liderar a empresa nesse período crucial”.

“O Sr. Iger tem o profundo respeito da equipe de liderança sênior da Disney, com a maioria dos quais trabalhou de perto até sua saída como presidente executivo, 11 meses atrás”. Ademais, ele é muito admirado pelos funcionários da Disney em todo o mundo – o que permitirá uma transição perfeita de liderança, conforme explicou Arnald.

Além disso, Iger afirmou estar extremamente otimista com o futuro da empresa e emocionado com o pedido do conselho para retornar como CEO. “A Disney e suas incomparáveis ​​marcas e franquias ocupam um lugar especial no coração de tantas pessoas ao redor do mundo, principalmente no coração de nossos funcionários, cuja dedicação a esta empresa e sua missão é uma inspiração”, comentou. “Estou profundamente honrado por ser convidado a liderar novamente esta equipe notável, com uma missão clara focada na excelência criativa para inspirar gerações por meio de narrativas ousadas e inigualáveis”, finalizou.

O mandato anterior de Iger como CEO incluiu as aquisições da empresa da Pixar, Marvel, Lucasfilm e 21st Century Fox. Do mesmo modo, Susan Arnold segue como presidente do conselho.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    Globo anuncia que as inscrições para a temporada do reality no próximo ano serão feitas apenas por duas pessoas que tenham um laço afetivo

  • Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Nova plataforma terá seções das marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, além de novos planos de assinatura