Twitter: mais próximo das agências

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Twitter: mais próximo das agências

Oficialmente aberta, operação brasileira segue caminho já traçado por Facebook e Google para aumentar faturamento publicitário. O País está entre os cinco principais mercados da rede em número de usuários ativos


5 de dezembro de 2012 - 5h45

O Twitter está oficialmente instalado no País. Nesta quarta-feira, 5, Guilherme Ribenboim, diretor geral da operação brasileira, fez uma apresentação em que revelou alguns dos passos adotados por aqui para a empresa ampliar sua força no mercado local. Uma das medidas é ter mais proximidade com as agências, em especial com criativos. Foi o fizeram o Facebook, em uma estratégia que ganhou intensidade a partir da contratação de Raphael Vasconcellos, ex-AgênciaClick (revelada em maio deste ano), e o Google, que há tempos vem trabalhando para aumentar o conhecimento dos profissionais de comunicação a respeito de seus produtos e pacotes.

“Estamos bem impressionados. Há um cenário muito positivo na área de mídia social. Estamos buscando pessoas que nos ajudem a construir uma ponte entre o Twitter e as agências”, contou Ribenboim, que acrescentou que essa tarefa não será atribuição de um único nome, e sim de uma equipe inteira. “Não temos produtos de prateleira, e sim a capacidade de construção da marca no digital. Queremos fazer parte da estratégia desses anunciantes”, explicou, referindo-se às empresas que enxergam as oportunidades de estreitar relação com consumidores e intensificar o engajamento via redes sociais.

Um dos campos que chama atenção do Twitter – e isso em escala mundial – é a chamada segunda tela. Para o anúncio da operação brasileira, a rede enviou a São Paulo o indiano Shailesh Rao, vice-presidente internacional e executivo que responde pelo crescimento global da companhia. Nos Estados Unidos, o Twitter tem sido adotado como ferramenta para aumentar a audiência dos programas de TV. “Mas a plataforma é importante não apenas no sentido de gerar receita, como também pelo seu lado criativo”. Ele citou programas esportivos e de notícias entre aquelas atrações que conseguem fazer bons projetos de engajamento via Twitter.

De acordo com Rao, a rede se torna especialmente útil se ela de fato estiver bem integrada com o público, rendendo benefícios não só para o Twitter quanto para o veículo. “Estamos trabalhando em conjunto com as emissoras para oferecer uma melhor experiência para a audiência”, disse Rao. No Brasil, a parceria com as TVs também interessa. A operação local quer fazer parte da estratégia das emissoras, porém não detalha “parcerias significativas”. O executivo indiano afirmou que o País está entre os cinco maiores mercados da rede, em número de usuários ativos.

Ribenboim – que foi anunciado como diretor-geral em novembro (leia mais aqui) – também falou da segunda tela, dando como exemplos de sucesso no Brasil o case #oioioi, uma hashtag criada pelos usuários para a novela Avenida Brasil – que foi trending topic mundial –, a equipe de tuiteiros que esteve presente durante as transmissões do Teleton e o buzz gerado pelo programa The Voice Brasil.

Campeões de tweets

O Twitter Brasil aproveitou a ocasião para revelar os campeões de tweets no País em 2012. São eles:
1 – Segundo jogo da final da Libertadores, entre Corinthians e Boca Juniors, no Pacaembu – 3.548 Tweets Por Minuto (TPM)
2 – Final de Avenida Brasil ou #oioioi – 3.031 (TPM)
3 – Primeiro jogo da final da Libertadores (Boca Juniors e Corinthians) – 2.754 TPM
4 – Morte de Chico Anysio – 2.265 TPM
5 – Programa The Voice Brasil (edição de 25/11, dia da Fórmula 1) – 2.068 TPM

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