Governo estuda adiar o switch-off

Buscar
Publicidade

Mídia

Governo estuda adiar o switch-off

Desligamento do sinal analógico da TV pode levar mais tempo do que o previsto inicialmente pelo Ministério das Comunicações


7 de outubro de 2015 - 3h55

O desligamento do sinal analógico da TV aberta pode levar um tempo ainda maior. De acordo com reportagem da Teletime, durante o Congresso anual da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), os governantes sinalizaram a pretensão de estender os prazos do switch-off, cujo início está previsto ainda para este ano, na cidade de Rio Verde, em Goiás.

Segundo a reportagem, a presidente Dilma Rousseff disse, durante a abertura do Congresso, que o governo autoriza a mudança do cronograma. O objetivo seria adiar o desligamento do sinal em Rio Verde, marcado para 29 de novembro, deixando a cidade de Brasília como o marco inicial para a abertura da transição de sinal, apenas no final de 2016.

A discussão veio a tona após a Abert ter oficializado que o processo de desligamento do sinal analógico da liberação das faixas de 700 MHz. Como a digitalização do sinal televisivo envolve investimentos e altos custos, muitas emissoras estariam interessadas em prorrogar os prazos do desligamento do sinal analógico.

Ainda de acordo com a Teletime, para o governo concordar totalmente com um novo cronograma, as emissoras teriam de se comprometer a fazer uma publicidade mais agressiva do desligamento do sinal analógico, reforçando aos espectadores que, caso não troquem os aparelhos que não possuem o sinal digital ou não comprem o conversor, correm o risco de ficar sem acesso ao sinal televisivo. Por determinação da Anatel, as emissoras de TV de cada município são obrigadas a exibir mensagens de alerta em toda a sua programação, informando a data do desligamento do sinal digital com, no mínimo, um ano de antecedência da data so switch-off marcada no cronograma.

Além disso, o Ministério das Comunicações também deve rever o percentual mínimo de presença de televisores digitais em cada cidade para autorizar o desligamento do sinal. Atualmente, ficou acordado que apenas nos municípios cujos televisores digitais corresponderem a mais de 93% do total, poderá acontecer o desligamento do sinal analógico. A ideia é diminuir um pouco o percentual para obrigar a população a se adaptar às novas tecnologias e garantir fluidez ao cumprimento do cronograma.
 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Veículos prestam homenagem aos 30 anos da morte de Ayrton Senna

    Veículos prestam homenagem aos 30 anos da morte de Ayrton Senna

    Globo, SporTV e Record preparam conteúdo especial para homenagear o piloto brasileiro

  • Os influenciadores mais procurados no primeiro trimestre de 2024

    Os influenciadores mais procurados no primeiro trimestre de 2024

    Pesquisa realizada pela Influency.me indica os perfis de creators mais buscados e aponta que o investimento em marketing de influência deve aumentar nos próximos meses