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Meio & Mensagem publica neste último quadrimestre de 2019 quatro projetos editoriais com reportagens nas edições semanais, debates em podcasts e séries em vídeo


2 de setembro de 2019 - 9h06

Primeiro vídeo da série especial Music & Branding já está disponível no canal de Meio & Mensagem no YouTube (Crédito: Reprodução)

Sem a música, a publicidade e o entretenimento não existiriam — ou, no mínimo, teriam um poder de atração infinitamente menor. Para além do efeito que causa no conteúdo da comunicação, a música é uma das mais importantes plataformas de negócios para a mídia e as marcas. Esse setor da economia foi um dos primeiros a ser totalmente modificado na ponta do consumo pela revolução digital — que fez despencar o faturamento global da indústria fonográfica dos US$ 35 bilhões do final da década de 1990 para os US$ 19 bilhões do ano passado, apesar da alta de 10% em relação ao exercício anterior.

Fenômeno que influencia o desenvolvimento cognitivo e emocional das pessoas, embala movimentos sociais e políticos, molda a cultura popular e movimenta uma parcela significativa da economia mundial, a música é o combustível principal da série de reportagens especiais Music & Branding, que estreia nesta edição e terá cinco capítulos.

O projeto também exemplifica um novo modelo de trabalho da redação de Meio & Mensagem, transformada nos últimos anos em um centro de curadoria e produção de conteúdo multiplataforma. Para acompanhar as novas demandas e oferecer produtos de qualidade aos nossos públicos em todas as mídias, foram formados grupos de trabalho integrados por quatro ou cinco jornalistas, que estão se dedicando à realização de vários projetos especiais paralelos.

A equipe do Music & Branding é liderada pelo editor Fernando Murad, que assina a primeira reportagem da série publicada na edição semanal impressa de Meio & Mensagem. O foco desta abordagem inicial é a reinvenção do modelo de negócios das gravadoras, que investiram em parcerias com marcas, criaram plataformas de eventos e ampliaram suas atuações como gerenciadoras comerciais das carreiras dos músicos. Nas próximas quatro semanas, os temas serão a relação mais íntima das marcas com os artistas e a inserção de produtos nos videoclipes; o trabalho de agências e produtoras na criação e inserção da música na publicidade; os festivais como plataformas de marketing e palco de ativações; e o avanço dos serviços de streaming e novas formas de distribuição.

Complementar ao conteúdo das edições semanais, o especial Music & Branding estreia uma série de quatro vídeos. O primeiro, já disponível em nosso canal no YouTube, aborda a transformação dos produtos físicos da música em itens de colecionadores, em categorias como moda, acessórios e decoração.

Neste último quadrimestre de 2019, Meio & Mensagem publicará outros três projetos editoriais que também estão sendo produzidos neste modelo de trabalho, de equipes dedicadas e desdobramentos multiplataforma. No final deste mês, estreia a série Next Now, que abordará o futuro de oito setores da economia a partir dos impactos que sofrem pela mudança de comportamento do consumidor e adoção de novas tecnologias. Serão oito reportagens e entrevistas na edição semanal e oito programas de debates em podcasts dedicados aos segmentos de varejo, imobiliário, financeiro, entretenimento, alimentos e bebidas, automotivo, higiene e beleza e telecomunicações.

A partir de outubro, serão publicadas cinco reportagens e quatro vídeos abordando a indústria de games e e-sports, com foco na menor dependência dos consoles e expansão para outras plataformas. E, finalmente, em novembro, o projeto editorial será sobre o mercado de saúde e bem-estar.

Enquanto a incursão na produção de podcasts é mais recente, com nove programas já disponíveis via streaming, a plataforma de vídeos está consolidada e o nosso canal no YouTube é o de maior audiência do País em conteúdo dirigido aos mercados de comunicação, marketing e mídia. Entre os 90 vídeos publicados em 2019, há grandes sucessos de público, como a recente entrevista concedida por Galvão Bueno à jornalista Karina Balan Julio, o campeão de visualizações deste ano, até agora.

Para a redação, o desafio deste modelo de trabalho mais abrangente é o de estender para todas as plataformas a credibilidade conquistada por Meio & Mensagem em seus 41 anos de mercado e, em paralelo aos projetos especiais, manter o noticiário factual e o conteúdo analítico como principal referência de informação para os profissionais de comunicação, marketing e mídia.

*Crédito da foto no topo: Reprodução

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