A importância de estender a mão a empreendedores vizinhos

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A importância de estender a mão a empreendedores vizinhos

É o momento de pensar em novas possibilidades de atuação e parcerias são grandes aliadas durante a crise


27 de agosto de 2020 - 18h13

(Crédito: Reprodução)

A necessidade de se adotar a quarentena e o consequente fechamento temporário de muitos negócios para combater a pandemia do novo coronavírus ressaltou, de forma impactante, a importância de estender as mãos a empreendedores vizinhos. Esse movimento pode manter a economia local em atividade, ainda que parcialmente, e contribuir decisivamente para que muitos pequenos negócios possam atravessar este momento difícil, preservando postos de trabalho.

Vale lembrar que esses empreendedores são os mais vulneráveis a crises e turbulências, em geral. Mas, agora, o cenário é ainda pior, por conta de uma grande parada em muitos setores da economia e todas as consequências que isso acarreta, como mais desemprego e redução do poder aquisitivo. Adquirir serviços, produtos e matérias-primas de negociantes vizinhos é, então, vital para a sobrevivência de muitos deles e a manutenção da economia local em atividade.

Para entrar nesse movimento, você deve pensar que tipo de atuação conjunta pode realizar com esses vizinhos. Além de comprar suprimentos, produtos e serviços deles, é interessante avaliar se é possível fazer alguma parceria. Por exemplo, a venda de um combo com produtos complementares seus e do empreendedor das redondezas. Ou aliar a compra de um almoço específico de seu restaurante a uma sobremesa da chocolataria, doçaria ou sorveteria próxima. Ou mesmo comprar máscaras da artesã do bairro, que viu nessa atividade uma maneira de subsistência, e distribuir para funcionários que eventualmente continuem trabalhando.

As possibilidades são muitas. E quanto mais negócios aderirem, maior é a chance de manter a roda em funcionamento, movimentando a cadeia de consumo. Há ganhos para todos. No caso de comprar suprimentos de fornecedores da região, há redução de custos de logística e armazenamento. Como o vendedor está próximo, não há necessidade de adquirir muitos itens de uma vez para diminuir o número de fretes e despesas envolvidas. E isso também implica reduzir o armazenamento.

Adotar ações desse tipo também pode causar uma boa impressão no cliente final, que reconhece o esforço para manter a economia local em funcionamento. E os laços entre os empreendedores poderão se manter mesmo após o fim da quarentena, já que as vantagens do modelo de atuação estarão evidentes.

Este é o momento de pensar em novas possibilidades de atuação e as parcerias são grandes aliadas durante a crise.

**Crédito da imagem no topo: champc/iStock

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