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Adidas terá centro criativo no Brasil

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Marketing

Adidas terá centro criativo no Brasil

Operação brasileira da marca ganha autonomia e passa a responder diretamente para a sede, na Alemanha


19 de junho de 2012 - 8h15

Em iniciativa inédita nos seus quase 40 anos de história no Brasil, a Adidas lançou no final de semana sua primeira campanha especialmente criada para o mercado nacional. Com assinatura da Lew’Lara/TBWA, as peças promovem a chuteira Predator.

A mudança de atitude acontece no exato momento em que a filial brasileira deixa de responder para o escritório panamenho da companhia, que concentra as decisões sobre o mercado hispânico, e passará a resolver suas demandas diretamente com a sede da empresa, na Alemanha.

“A mudança está exatamente aí. Deixamos de responder para uma regional e falamos diretamente com a diretoria global. As nossas demandas e necessidades ficam mais específicas e mais próximas”, explica Diogo Guimarães, marketing brand manager da companhia desde março deste ano. O executivo estará à frente de duas áreas da empresa, englobando os setores de performance e estilo, até então totalmente independentes.

Outra importante novidade será a inauguração de um centro de criação em São Paulo, específico para o consumidor brasileiro. “A ideia é termos designers, criativos, caçadores de tendências, por exemplo, para criar linhas próprias para o Brasil. Para a diretoria global, isso era difícil de entender. Agora a gente consegue convencê-los de uma forma mais fácil”, explica Guimarães. Para ele, o País possui um consumidor diferenciado se comparado ao resto do mundo. “Somos ultraconectados, extremamente atuantes dentro das redes sociais e isso requer um tratamento adequado. Precisamos de produtos mais aderentes ao nosso consumidor”, reforça. 

Com a marca olhando de forma diferente para o País, os executivos nacionais conseguiram convencer que o Brasil merecia uma campanha publicitária específica — seguindo o mesmo estilo criativo da ação global, mas com a presença de atletas nacionais. “A proposta do filme é a mesma, mas precisávamos ter as estrelas locais. Este é um exemplo palpável que traduz a nova eficiência na comunicação. Vamos seguir as diretrizes da marca global, mas com uma cara mais brasileira”, conta o executivo.

A campanha que divulga a nova chuteira Predator terá a presença dos jogadores Kaká (Real Madrid), Oscar (Internacional), Vagner Love (Flamengo), Jádson (São Paulo), Marcos Assunção (Palmeiras) e Victor (Grêmio). Além da produção que estará nos canais de TV aberta e a cabo, outros filmes serão divulgados via redes sociais até o mês de agosto. Nos campos da primeira divisão do futebol nacional, serão 92 atletas, de doze clubes, usando a chuteira.

Leia esta matéria na íntegra na edição impressa desta semana (nº 1514) do Meio & Mensagem.
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