Alianca Francesa ganha sede verde no Rio
Sede, inaugurada nesta quarta-feira, 8, em Botafogo, será a primeira sustentável da rede no mundo
Sede, inaugurada nesta quarta-feira, 8, em Botafogo, será a primeira sustentável da rede no mundo
Teresa Levin
8 de maio de 2013 - 2h02
A Aliança Francesa inaugura nesta quarta-feira, 8, a primeira sede sustentável da rede no mundo. A unidade “verde” fica no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. A iniciativa conta com o apoio das empresas francesas Total, UTE Norte Fluminense/EDF, Saint-Gobain, Lafarge, Michelin e Leroy Merlin.
A “Alliance Verte”, como está sendo chamada a escola, ocupa um edifício de 847 m², com três pavimentos. Ela levou um ano para ser construída, utilizando materiais de prédios demolidos, e conta ainda com piso do tipo vinílico, feito com produtos recicláveis; isolamento térmico de lã de garrafa pet; vidros duplos e um vidro externo para proteção solar. O espaço foi desenhado para aproveitar o máximo de luz natural, priorizando também a ventilação e racionando o uso do ar condicionado. A água da chuva também será reaproveitada para o encanamento dos banheiros, a partir dos telhados cobertos com plantas.
A Aliança Francesa está no Brasil há 124 anos; ela chegou ao país apenas dois anos após a criação da sua sede em Paris. Atualmente a rede conta com 39 associações e oito centros correspondentes, em praticamente todos os estados brasileiros. Embora todas as associações sejam jurídica e administrativamente independentes, a coordenação das atividades culturais e dos programas de ensino é garantida pela delegação geral, situada no Rio de Janeiro. A Aliança Francesa não se apresenta como uma rede de escolas mas sim como a maior propagadora do francês e sua cultura em todo o mundo.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros