Anhanguera e Unopar destacam o poder da educação
Em novas campanhas, marcas da Cogna enfatizam essência de levar educação de qualidade para quem não tem acesso

Campanhas da Anhanguera e Unopar foram criadas pela agência Suno (Crédito: Divulgação)
A Anhanguera e a Unopar, instituições de ensino superior da Cogna Educação, apresentam nesta segunda-feira, 27, campanhas institucionais, criada pela Suno, que resgatam a essência de ambas marcas em promover o acesso ao ensino superior de qualidade como ferramenta de mobilidade social.
O conceito da comunicação da Anhanguera é “Faz o certo. Faz Anhanguera” e pretende confrontar o imediatismo da sociedade atual, que domina parte da nova geração, muitas vezes seduzida por promessas de fama e dinheiro fáceis. Veja o filme abaixo:
Rodrigo Cavalcanti, sócio e vice-presidente de marketing e revenue officer da Cogna, releva que ao realizar pesquisas e escuta ativa de professores, alunos e parceiros nas redes sociais, acabou percebendo que a faculdade estava caindo em descrédito. “Percebemos esses traços culturais, essas narrativas das promessas fáceis, de ficar famoso ou de ganhar dinheiro com bet”, reforça o executivo.
Com isso, a Anhanguera decidiu ir para o caminho do combate a esse imediatismo. Além disso, a marca quis se distanciar do discurso comum do mercado, muito focado no futuro dos alunos. “Estamos tentando trazer para o momento presente”, complementa.
Inclusive, neste sentido, a instituição fez uma remodelagem de seu produto, lançando o que chama de “Sistema de micro certificados intermediários”, que oferece certificações de curto prazo durante o curso de algumas graduações que permitem tal.
A comunicação da Anhanguera destaca, ainda, a plataforma Emprega.AI, que conecta estudantes tanto da Anhanguera quanto da Unopar à oportunidades de emprego no Brasil, por meio de portais de empregabilidade como LinkedIn, Catho e Vagas.com. Cavalcanti explica que a Cogna está em negociação com essas plataformas para criar um sistema único no qual os estudantes poderão preencher o cadastro uma única vez para todos os portais.
Ensino sem distância
Já para Unopar, a Cogna trouxe o comediante Paulo Vieira e a tagline “Unopar. Ensino sem distância” para enfatizar justamente o potencial do ensino à distância e semipresencial na democratização da educação. O filme (veja abaixo) mostra histórias reais de estudantes que superaram barreiras geográficas, financeiras e sociais para conquistar o diploma do ensino superior.
Cavalcanti revela que a escolha por Paulo Vieira se deu após observarem que a trajetória dele no seu programa Avisa Lá Que Eu Vou, da Globo, passava por cidades onde a Unopar possui unidades. “O Paulo é a cara do nosso aluno, uma pessoa simples, comunicativa, que se conecta muito com o povo brasileiro. Ele tem o DNA do Brasil”, frisa.
Em ambas as comunicações, a Cogna quis resgatar um pouco do porquê de as marcas existirem. “A essência da educação continua no nosso DNA e levar educação de qualidade para quem está longe e/ou não tem dinheiro é a nossa missão”, afirma Cavalcanti.
Com forte presença no digital e nas redes sociais, as campanhas também terão ações regionais, conteúdos cocriados com influenciadores e iniciativas de endomarketing que reforçam o engajamento interno. No caso da Unopar, além do filme, haverá um mini documentário, no qual Paulo Vieira conversará com os alunos da instituição sobre suas histórias de vida envolvendo o ensino superior. “A ideia é criarmos uma plataforma para os se engajarem e trazerem suas histórias”, adianta.
