Assinar

ArtRio apresenta novidades para 2013

Buscar
Publicidade
Marketing

ArtRio apresenta novidades para 2013

Bradesco renova patrocínio master e promove pela primeira vez Prêmio Bradesco ArtRio de Artes Visuais e Mostra Bradesco ArtRio


7 de fevereiro de 2013 - 3h40

A ArtRio, Feira Internacional de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro, apresenta as novidades para a sua terceira edição, que acontece entre os dias 5 e 8 de setembro, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Após estar presente na edição de 2012, o Bradesco repete o patrocínio master ao evento, desta vez incluindo ainda a promoção do Prêmio Bradesco ArtRio de Artes Visuais, que visa lançar novos talentos e valorizar a arte brasileira; e a Mostra Bradesco ArtRio, um projeto em parceria com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro para ocupar os jardins de Burle Marx com esculturas contemporâneas. Além do banco, a Ipanema patrocina a feira e o Fashion Mall entra como apoiador.

“A ArtRio tem como principal missão fomentar o mercado de arte no país. Queremos mostrar como a arte nacional é capaz de fazer diferença não só no Brasil mas mundialmente. É preciso reconhecer o valor dessa arte, e todo o universo que se movimenta a seu redor. Para isso, a arte tem que estar no cotidiano das pessoas o ano inteiro.”, explica Luiz Calainho, organizador do evento ao lado de Brenda Valansi, Elisangela Valadares e Alexandre Accioly.

Este ano, a ArtRio atuará em conjunto com a Secretaria de Cultura, museus, instituições de ensino, curadores de coleções privadas e galeristas para o aquecimento e solidificação do mercado de arte no país. Entre outros objetivos, o grupo quer contribuir para o maior movimento em museus, exposições e galerias; o aumento do número de estudantes de artes; a criação de novas coleções privadas; o estímulo a doações de obras para coleções públicas; o resgate da memória da arte nacional; e a valorização dos artistas, galeristas e curadores brasileiros.

Entre as iniciativas que serão implementadas estão um ciclo de palestras e cursos na Casa do Saber; a criação de novos circuitos de arte na cidade do Rio de Janeiro, com a indicação, dentro de uma linha de visitação e história, de roteiros de arte que estão em locais de visitação pública; uma parceria com os museus para constante divulgação de suas atividades, e o fortalecimento da ArtRio Sonora, uma web radio com noticias de arte, agenda de eventos e entrevistas com artistas, entre as atrações. Também será promovida a Galleries Night, um dia em que as galerias de arte da cidade poderão funcionar 24 horas, estimulando a visitação noturna e a realização de eventos especiais.

Os organizadores promoverão ainda a ArtRio Social, uma série de atividades que levarão cultura, informação e arte para diversas organizações não-governamentais. Entre as ações estão visitas guiadas a exposições em centro culturais e museus; organização de palestras de curadores, galeristas e artistas nas ONGs, além da doação de materiais para serem reutilizados pelos artesãos da ONGs.

Expansão

Visando estimular a arte brasileira e divulgá-la em outros mercados, a ArtRio estará presente em eventos internacionais como as grandes feiras de arte internacionais realizadas em Basel, Miami e Dubai. A feira também pretende expandir a sua atuação para outras capitais brasileiras. Para isso, a ArtRio fará eventos em cidades como Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza, aproximando o público destes mercados da arte.

Histórico

Realizada pela primeira vez em 2011, a ArtRio recebeu um investimento de R$ 6 milhões. Neste ano, o evento contou com 83 galerias e teve um público de 46 mil pessoas. Em 2012, esses números tiveram forte acréscimo, com a participação de 120 galerias e a visita de 74 mil pessoas, além de um investimento de R$ 9,5 milhões. A feira também expandiu e muito seu tamanho, saindo de uma ocupação de sete mil m2 em sua estreia, passando para 17 mil m2. Para Calainho, no ano passado a ArtRio chegou ao tamanho ideal, ocupando quatro armazéns e um anexo do Pier Mauá.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Copa do Mundo: Fifa anuncia os países-sede das edições de 2030 e 2034

    Copa do Mundo: Fifa anuncia os países-sede das edições de 2030 e 2034

    Competição será dividida entre Espanha, Portugal e Marrocos, com jogos também na Argentina, Uruguai e Paraguai em 2030 e Arábia Saudita será a sede em 2034

  • Granado compra a marca Care Natural Beauty

    Granado compra a marca Care Natural Beauty

    Compra da marca de cosméticos sustentáveis simboliza mais um passo na ampliação da atuação da Granado no segmento