Canadense Dorel compra 70% da Caloi
Tradicional fabricante brasileira de bicicletas registrou vendas de R$ 273,5 milhões em 2012
Tradicional fabricante brasileira de bicicletas registrou vendas de R$ 273,5 milhões em 2012
Meio & Mensagem
22 de agosto de 2013 - 12h45
A canadense Dorel confirmou na quinta-feira, 22, a aquisição de 70% da Caloi, fabricante nacional de bicicletas fundada em 1898. Com o negócio, a multinacional esperar elevar para mais de US$ 1 bilhão sua receita. De acordo com o balanço publicado pela canadense no início de agosto, o faturamento no segundo trimestre de 2013 foi de US$ 600,5 milhões, queda de 5,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Já as vendas da Caloi somaram R$ 273,5 milhões em 2012.
De acordo com o comunicado oficial publicado pela Dorel em seu site, o Brasil se tornará um polo de produção da companhia. A planta da Caloi em Manaus, no Amazonas, passará a produzir também produtos das marcas Cannondale, Schwinn, Mongoose e GT tanto para o mercado nacional quanto para exportação. A unidade fabril da Caloi produz 700 mil bicicletas por ano.
“Essa nova parceria com a Caloi posiciona a Dorel como uma das maiores companhias de bicicletas do mundo, bem como líder nas Américas”, disse Martin Schwartz, presidente e CEO da Dorel em comunicado. “A divisão de bicicletas se tornou um negócio de um bilhão de dólares em apenas nove anos e vislumbramos um potencial de crescimento muito grande para o futuro”, complementou.
“Os benefícios dessa transação serão rapidamente percebidos pelos consumidores brasileiros. O desenvolvimento das marcas globais de bicicletas da Dorel no Brasil será acelerado por meio da estrutura da Caloi, que agora terá acesso à tecnologia e expertise da Dorel para desenvolver seus produtos”, afirmou Robert Baird, presidente e CEO do grupo Cannondale Sports Unlimited, divisão de bicicletas da Dorel.
Eduardo Musa, atual CEO da Caloi, será o presidente da divisão de bicicletas no Brasil e passará a integrar o time global de gestão da Dorel. A companhia de origem canadense está no Brasil desde 2009, quando introduziu sua divisão de produtos infantis. O valor do negócio não foi divulgado.
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