Cencosud compra Carrefour da Colômbia
Negócio acelera a expansão da maior varejista do Chile, que no Brasil é dona dos supermercados GBarbosa, Bretas, Prezunic, entre outros
Negócio acelera a expansão da maior varejista do Chile, que no Brasil é dona dos supermercados GBarbosa, Bretas, Prezunic, entre outros
Meio & Mensagem
19 de outubro de 2012 - 9h40
A Cencosud, maior varejista do Chile, acaba de comprar o Carrefour da Colômbia por dois bilhões de euros, algo em torno de US$ 2,5 bilhões. Com 72 hipermercados, 16 lojas de conveniência e quatro lojas do tipo “pegue e leve” que somaram uma receita de 1,5 bilhão de euros nos 12 meses terminados em junho, a operação colombiana do Carrefour funcionava desde 1998. Segundo informações do jornal Valor Econômico, o negócio foi formalizado na manhã desta sexta-feira 19, sinalizando o agressivo avanço da maior varejista do Chile, inclusive no Brasil.
Em 2007, a Cencosud pagou US$ 430 milhões para adquirir a rede de supermercados sergipana GBarbosa. Em 2009, adquiriu os Supermercados Bretas, presente em Minas Gerais, Bahia e Goiás. No ano seguinte, foi a vez da rede de delicatessen Perini, da Bahia, e da cadeia de supermercados SuperFamília, do Ceará. Em 2011, a varejista chilena comprou também a rede fluminense de supermercados Prezunic por R$ 875 milhões. O próximo alvo da Cencosud pode ser a mineira DMA, rede com 94 lojas distribuídas entre as marcas de supermercados Epa, Via Brasil e Mart Plus.
A Cencosud anunciou recentemente um aporte de US$ 700 milhões para ampliar os seus negócios no Brasil, Argentina, Colômbia e no Peru. De acordo com a Câmara de Comércio de Santiago, a Argentina é o País que mais recebe investimentos vindos do Chile, mas está prestes a ser ultrapassada pelo Brasil, que desde 1990 soma uma cifra de R$ 13,7 bilhões (US$ 8 bilhões).
Compartilhe
Veja também
Cimed amplia collab com Fini e lança gel dental e enxaguante bucal
Já foram vendidas 7 milhões de unidades dos produtos para o varejo farmacêutico e projeção é chegar a 100 milhões em 2025, com faturamento de R$ 1 bilhão
Avon amplia pontos de venda e reforça atuação omnichannel
Marca abre sua loja própria no Mercado Livre, chega à rede Bel Cosméticos e expande parceria com a Soneda