Mondelez vende unidade de chicletes por US$ 1,35 bilhão
Negócio da companhia inclui marcas como Trident, Dentyne, Chiclets, Bubblicious e outras, nos Estados Unidos, Canadá e Europa
Mondelez vende unidade de chicletes por US$ 1,35 bilhão
BuscarMondelez vende unidade de chicletes por US$ 1,35 bilhão
BuscarNegócio da companhia inclui marcas como Trident, Dentyne, Chiclets, Bubblicious e outras, nos Estados Unidos, Canadá e Europa
20 de dezembro de 2022 - 10h56
*Por Ally Marotti, do Ad Age
Em comunicado emitido na segunda-feira, 19, a Mondelez anunciou a venda de sua divisão de chicletes nos Estados Unidos por US$ 1,35 bilhão.
A venda inclui marcas como Trident, Dentyne, Chiclets, Bubblicious, entre outras, nos Estados Unidos, Canadá e Europa – além de três marcas europeias de doces. A Mondelez continuará a operar seus negócios de chicletes em outros países, como na China.
O comprador é o Perfetti Van Melle Group, empresa europeia fabricante de marcas como Mentos, Chupa Chups e Alpenliebe. A negociação conta também com uma fábrica em Rockford, Illinois, nos EUA.
Segundo a companhia, os planos de desinvestimento nas marcas de chicletes partiram de dificuldades em 2021, enquanto a pretensão da venda chegou no início deste ano.
Os funcionários que trabalham na unidade da Mondelez serão transferidos para a Perfetti Van Melle com a venda, de acordo com o comunicado à imprensa.
“Temos o prazer de fazer a transição de nosso negócio de chicletes em um mercado desenvolvido para uma empresa familiar orientada por valores, cujo portfólio é um ajuste estratégico e um local em que nossas marcas e pessoas possam prosperar”, disse o CEO da Mondelez, Dirk Van de Put.
O executivo assumiu o comando da Mondelez há cerca de cinco anos. Neste tempo, implantou uma estratégia na qual 90% da receita viria de chocolates e biscoitos até 2030, acima dos 80% atuais. Como tal, a empresa tem buscado aquisições estratégicas, como um acordo em agosto para comprar a Clif Bar por US$ 2,9 bilhões.
A movimentação atual impulsiona ainda mais o portfólio da empresa em direção a esse objetivo. Quando a Mondelez anunciou pela primeira vez em 2021 que estava colocando o negócio de cerca de US$ 550 milhões sob revisão estratégica, a receita de chicletes e balas havia caído 16,4% no trimestre. Por outro lado, o lucro com biscoitos cresceu 7,6%.
Embora as vendas tenham se recuperado um pouco, elas não tiveram o mesmo crescimento que os biscoitos. A Mondelez informou que as vendas de chicletes e balas aumentaram 12,3% no ano a ano no terceiro trimestre geral, em comparação com um aumento de 15,6% nas vendas de biscoitos.
Compartilhe
Veja também
Copa do Mundo: Fifa anuncia os países-sede das edições de 2030 e 2034
Competição será dividida entre Espanha, Portugal e Marrocos, com jogos também na Argentina, Uruguai e Paraguai em 2030 e Arábia Saudita será a sede em 2034
Granado compra a marca Care Natural Beauty
Compra da marca de cosméticos sustentáveis simboliza mais um passo na ampliação da atuação da Granado no segmento