Collab com Beyoncé é uma vitória para a Adidas
Acordo vai resgatar a Ivi Park, marca criada pela cantora, e lançar uma linha esportiva
De Adrianne Pasquarelli, do Advertising Age

Crédito: Divulgação
A Adidas está se unindo à Beyoncé num collab para levar seu mix de produtos e marketing além. Na quinta-feira, 4, a artista e a marca alemã de roupas esportivas anunciaram uma parceria de “várias camadas”, que inclui uma nova coleção de produtos e o relançamento da marca de atletas Ivy Park, criada por Beyoncé.
“Esta é a parceria de uma vida para mim”, disse Beyoncé em um comunicado, observando o sucesso da Adidas em “esticar limites criativos”. Ela acrescentou: “Compartilhamos uma filosofia que coloca criatividade, crescimento e responsabilidade social na vanguarda dos negócios.”
O acordo vai além de uma mera colaboração de celebridades: Beyoncé deve estar envolvida na criação de produtos, incluindo calçados, tanto para as categorias esportivas como estilo de vida. Ela também ajudará a impulsionar “um storytelling rico e significativo” em torno da coleção. A Ivy Park foi lançada pela primeira vez há três anos junto à rede londrina Topshop, mas Beyoncé comprou a marca de volta no ano passado.
https://www.instagram.com/p/Bv1gYGmo03d/
Eric Liedtke, integrante do conselho executivo de marcas globais da Adidas, disse no comunicado que a parceria “inspirará mudanças e capacitará a próxima geração de criadores”. A Adidas Originals não forneceu mais informações sobre marketing ou agências envolvidas na nova coleção.
O marketing da Adidas se consagrou historicamente ao se tornar uma das primeiras multinacionais da moda a fazer uma parceria de sucesso com artistas da música, tornando-se a marca oficial do icônico grupo de hip hop Run DMC, ainda nos anos 1980. No entanto, mais recentemente a Adidas se envolveu em diversos incidentes envolvendo mal-entendidos com a comunidade negra. Há um ano, Kayne West, que também tinha uma linha assinada da marca, fez comentários considerados pejorativos sobre escravidão e cutucou a Nike, concorrente direta da empresa alemã. E no início deste ano, durante o mês da consciência negra americano (Black History Month), a Adidas lançou um tênis todo branco chamado Uncaged (algo como “fora da jaula” ou “solto das barras”). Logo sofreu um intenso escrutínio público e retirou o calçado das lojas.
Parece ser uma nova chance para a Adidas. E a parceria poderia criar algumas dinâmicas familiares interessantes: o marido de Beyoncé, Jay-Z, recentemente se vinculou a área de basquete da Puma como diretor de criação. “Vai ser divertido ver como isso se desenrola”, diz Powell.