Marketing
Colômbia: em busca de uma nova imagem
Com estratégia de comunicação criada pela JWT, que inclui uma marca para o país, a idéia é mostrar o bom momento em todos os setores
Com estratégia de comunicação criada pela JWT, que inclui uma marca para o país, a idéia é mostrar o bom momento em todos os setores
Teresa Levin
3 de julho de 2014 - 10h05
O próximo adversário do Brasil na Copa do Mundo está de olho no campo mas também fora dele. A Colômbia aproveita o Mundial da Fifa para trabalhar a sua marca, criada pela JWT, em uma estratégia de comunicação que se chama Marca País Colômbia e envolve ainda uma parceria com a Coca-Cola. A ideia é mostrar que o país vizinho há quase duas décadas passa por uma profunda transformação, que se reflete em seus indicadores sociais e econômicos, destacando “Lo Bueno de Colômbia”.
Patrícia Cárdenas Santamaria, embaixadora da Colômbia no Brasil, conta que a marca foi criada para um projeto de promoção do país. “E neste momento que vivemos com a Copa quisemos fazer esta campanha para aproveitar a visibilidade do evento, e a vinda de vários estrangeiros. Queremos mostrar os muitos aspectos positivos do país, para que muito mais gente conheça a Colômbia pelos seus indicadores econômicos, sociais, e pelo turismo. Estamos focados na Copa do Mundo e no público que vem ao evento”, explica.
A estratégia de comunicação da Colômbia durante a Copa envolve cinco ações principais. A central é uma estratégia digital que visa inundar as redes sociais de fatos e mensagens positivas sobre a Colômbia. Criada em parceria com a Coca-Cola, ela envolve um aplicativo que conta com os 12 estádios das cidades-sede representados virtualmente. Colombianos de todo o mundo e estrangeiros devem enviar mensagens pelo Twitter e por meio do próprio aplicativo para o hashtag #LoBuenoDeColombia. A cada estádio virtual cheio, a Marca País Colômbia e a Coca-Cola construirão um campo de futebol para as crianças menos favorecidas do país vizinho. Serão necessárias 650 mil mensagens para completar as arenas virtuais; até agora, 550 mil já foram enviadas.
“Estou certa de que vamos superar a meta e muitas crianças do nosso país terão um campo de futebol onde poderão exercitar seu talento com a bola. Quem sabe, no futuro, alguns deles poderão até ser grandes esportistas e convocados a representar a Colômbia em competições internacionais. Mas o mais importante é que faremos um trabalho social ao mesmo tempo em que as coisas boas da Colômbia serão comentadas nas redes sociais", diz a embaixadora do país no Brasil.
Entre outras iniciativas, o país também está exibindo vídeos promocionais em voos da Avianca para o Brasil e também nos trechos domésticos da companhia aérea. A estratégia envolve ainda a entrega de dois mil "kits de La Colombianidad" – compostos por bonés, chapéus, bandanas e bandeiras do país – para os torcedores que embarcam para o Brasil no aeroporto de El Dorado, em Bogotá, com o objetivo de multiplicar a mensagem "A resposta é a Colômbia", slogan oficial da Marca País Colômbia.
Compartilhe
Veja também
Betano apresenta Adriane Galisteu como embaixadora
Com o acordo, Betano pretende aumentar a presença da marca no segmento de entretenimento televisivo
Smart Fit Run quer quebrar recorde mundial com corrida
Junto prova de rua, marcada para 10 de novembro, em São Paulo Smart Fit Run também acontecerá simultaneamente em 30 unidades da rede