Como Rihanna fez da Fenty a campeã de marketing do Super Bowl
Cantora aproveitou show para exibir suas marcas, a Fenty Beauty e Savage X Fenty, roubando a cena da grande decisão da NFL
Como Rihanna fez da Fenty a campeã de marketing do Super Bowl
BuscarComo Rihanna fez da Fenty a campeã de marketing do Super Bowl
BuscarCantora aproveitou show para exibir suas marcas, a Fenty Beauty e Savage X Fenty, roubando a cena da grande decisão da NFL
Meio & Mensagem
13 de fevereiro de 2023 - 18h41
Do Ad Age
Uma das maiores vencedoras do Super Bowl 2023, em termos de marketing, não foi nenhuma das mais de 50 empresas que investiram altos valores para aparecer em um comercial durante o jogo, realizado na noite desse domingo, 12.
As campeãs, na verdade, foram a linha de maquiagem Fenty Beauty, de Rihanna, e a linha de lingeries da cantora, a Savage X Fenty, que roubaram a cena do Show do Intervalo.
A performance de Rihanna – que teve direito ao uso de um espelho compacto da Fenty para retocar a maquiagem, à exposição de nova coleção da Savage além do surpreendente anúncio de gravidez – foi um golpe de marketing genial, que gerou mais buzz para as marcas da cantora do que para qualquer outro anunciante presente no jogo. Muitas das pessoas, inclusive, estavam utilizando a hashtag #FentyBowl até esta segunda-feira, 13.
B*tch betta have my Invisimatte 💯 pic.twitter.com/gx0xpPbLDL
— Fenty Beauty (@fentybeauty) February 13, 2023
De acordo com dados divulgados pela empresa de monitoramento de redes sociais Sprout Social, a Fenty foi a marca mais mencionada no ambiente digital. O product placement feito pela cantora rendeu 16.432 menções, além de mais de 321 milhões de impressões. Esse número é bem maior do que o engajamento gerado por Tubi, a segunda marca mais mencionada, que registrou 5.546 menções.
Ainda de acordo com a Sprout, 86% das menções feitas à Fenty durante o Super Bowl foram positivas.
Esse buzz foi impulsionado pelo próprio trabalho das marcas da cantora nas redes sociais. No TikTok, por exemplo, o perfil da Fenty Beauty rapidamente postou um clipe com a apresentação de Rihanna, junto com a frase: “Vocês queriam um convidado especial, certo?”
A Savage X Fenty também enviou um e-mail a sua base de assinantes na manhã desta segunda-feira, 13, para mostrar como eles poderiam adquirir as peças exibidas pelos dançarinos de Rihanna durante a apresentação. “Caso você tenha perdido, a visionária e CEO da marca Savage X Fenty, Rihanna, teve o momento mais icônico no maior palco do futebol: o Apple Music Super Bowl LVII Halftime Show”, dizia o e-mail, que incluía um link para os produtos.
As gigantes de cosméticos Sephora e Ulta Beauty, que também comercializam os produtos da Fenty Beauty, também aproveitaram a ocasião para promover a nova coleção.
E, embora a National Football League (NFL) tenha por prática não pagar cachê aos artistas que se apresentam no Show do Intervalo – a liga arca apenas com as despesas de produção dos shows – foi dada uma força para a promoção da marca de Rihanna nas redes sociais:
national fenty league. @Rihanna #AppleMusicHalftime
— NFL (@NFL) February 13, 2023
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros