Super Bowl 2023: data, times e onde assistir ao show da Rihanna
Evento esportivo de maior audiência dos Estados Unidos será exibido no Brasil pela RedeTV e ESPN
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O Super Bowl, principal evento esportivo da televisão dos Estados Unidos, tem o poder de atrair não apenas os torcedores e fãs da NFL como também mobilizar conversas e gerar negócios em diferentes esferas.
A grande final da temporada da National Football League – a liga de futebol americano dos Estados Unidos – acontece geralmente no início de fevereiro, coroando o melhor time.
A cada ano, uma cidade dos Estados Unidos é escolhida para sediar o Super Bowl, que além de grandes atletas também é cenário para apresentações musicais memoráveis e números superlativos.
É do Super Bowl o título de intervalo comercial mais caro do mundo. Para aproveitar uma audiência que geralmente ultrapassa a marca de 100 milhões de espectadores no país, os anunciantes investem altas cifras para aparecer nos breaks do jogo.
Para entender como a grande final da temporada da NFL ganhou essa dimensão, é preciso voltar um pouco no tempo para entender as origens do Super Bowl.
A primeira vez que o termo foi usado para se referir ao grande jogo foi em 1967.
Naquela época, existiam duas ligas diferentes que organizavam competições de futebol americano: a National Football League e a American Football League.
Apesar de rivais, essas suas associações decidiram se organizar para fazer um campeonato único em 1966, que teve a primeira grande final, com o nome de Campeonato Mundial AFL-NFL.
O nome Super Bowl, no entanto, só seria usado na competição do ano seguinte, em 1967, com a proposta de profissionalizar o evento e garantir maior exposição na mídia.
Naquele ano o Super Bowl aconteceu na cidade de Los Angeles, na Califórnia. O primeiro time campeão foi o Green Bay Packers.
A edição de 2023 será a 57ª do Super Bowl e terá como palco o State Farm Stadium, localizado em Glendale, no Estado do Arizona. O estádio é a casa do time Arizona Cardinals e tem capacidade para 63.400 pessoas sentadas, que pode ser expandida para até 78.600 lugares, considerando o público que ficará em pé.
O estádio tem uma história com o grande jogo da NFL, tendo recebido a edição 42 do Super Bowl, em 2008, e também a edição 49, em 2015.
O Super Bowl 2023 acontecerá no dia 12 de fevereiro, às das 16h30 no fuso local. No Brasil, a partida começará às 20h30 (no horário
de Brasília).
Neste ano, disputam o Super Bowl o Philadelphia Eagles e o Kansas City Chiefs.
Os Eagles entram em campo para disputar seu segundo título do Super Bowl. A equipe foi campeã em 2018, no Super Bowl 52, ao derrotar o New England Patriots.
Já o Kansas City Chiefs venceu duas vezes o Super Bowl. A primeira foi em 1970, quando venceram o Minnesota Vikings. E a segunda vitória veio apenas em 2020, com uma vitória de virada sobre o San Francisco 49ers.
Já há alguns anos, a NFL negocia, nos Estados Unidos, os direitos de transmissão da temporada da NFL com diversos grupos televisivos.
Os jogos da temporada 2022-2023, por exemplo, foram divididos entre NBC, CBS, Fox e ESPN.
Já o Super Bowl é tratado de forma rotativa entre os detentores dos direitos de transmissão e, a cada ano, é exibido com exclusividade por uma rede de televisão.
Em 2023, a grande final será exibida pela Fox. O canal irá transmitir com exclusividade o Super Bowl nos Estados Unidos, pela TV e também em suas plataformas digitais.
Além das transmissões na TV, os jogos da NFL também são transmitidos pela NFL Game Pass, plataforma digital internacional da liga de futebol-americana.
Há quase 30 anos os brasileiros também passaram a ter a opção de acompanhar o futebol-americano pela televisão.
A rede de TV esportiva ESPN foi a primeira a transmitir, no Brasil, a temporada da NFL, formando um público espectador para a modalidade esportiva mais popular dos Estados Unidos.
O investimento da ESPN nas transmissões fez com que o esporte ganhasse mais popularidade e fãs em território brasileiro. A modalidade alcançou a marca de 35,4 milhões de fãs no Brasil, de acordo com dados da Sponsorlink, do Ibope Repucom, relativo ao mês de novembro de 2022.
A pesquisa investiga hábitos e atitudes sobre patrocínios, consumo de meios e comportamento de compra entre fãs de campeonatos e modalidades esportivas.
A ESPN mantém os direitos de transmissão da NFL e do Super Bowl no Brasil até os dias de hoje e transmitirá a grande final no próximo dia 12, com exclusividade na TV por assinatura.
Para o Super Bowl 2023, a ESPN registrou aumento de 27% de faturamento comercial para a transmissão em comparação com a temporada anterior. Como resultado, foram sete cotas de patrocínio, uma a mais do que ano passado.
Foram quatro renovações (C6 Bank, Mitsubishi, Samsung e Sankhya) e três novos (Ballantines, Haleon e Vivo). Além disso, Beira Rio, JHSF, Oakberry e Stihl entraram como cotas de apoio.
Neste ano, o público da TV aberta também poderá acompanhar, ao vivo, a partida entre Philadelphia Eagles e Kansas City Chiefs. A RedeTV fez um acordo com a NFL e adquiriu os direitos de transmissão da NFL e da grande final com exclusividade na TV aberta brasileira.
Essa não será, contudo, a primeira vez que a RedeTV transmite o Super Bowl. No ano passado, a emissora adquiriu os direitos da grande final de forma experimental. O sucesso da exibição fez com que a rede renovasse o acordo com a NFL para exibir a temporada e o Super Bowl até 2025.
A transmissão da RedeTV tem patrocínio da Old Parr, marca da Diageo.
Uma das tradições do Super Bowl, além da disputa dos times, em campo, é o show do intervalo.
Até a década de 1990, as apresentações no intervalo da grande final eram, em sua maioria, feitas por bandas marciais universitárias. Nessa mesma década, contudo, a NFL mirou na música pop para transformar o intervalo do jogo em um grande espetáculo.
Com isso, o Halftime Show tornou-se um dos momentos mais aguardados do ano, com apresentações de artistas de renome internacional.
Já passaram pelo palco do Halftime Show nomes como Michael Jackson, New Kids on the Block, Gloria Estefan, Diana Ross, Stevie Wonder, Phill Collins, Christina Aguilera, Britney Spears, Aerosmith, N’Sync, U2, Paul McCartney, The Rolling Stones, Prince, The Who, Madonna, Beyoncé, Bruno Mars e outros.
Em 2023, a grande atração do show do intervalo será Rihanna. A apresentação marcará o retorno da estrela aos palcos após um hiato de cinco anos.
É a primeira vez que Rihanna se apresenta no Super Bowl, o que faz com que o Halftime Show seja aguardado com grande expectativa pelos fãs.
O show de Rihanna no Super Bowl será transmitido pela RedeTV, no Brasil, e também pela ESPN.
Além de ser um dos maiores eventos esportivos do mundo, o Super Bowl também tem uma importância estratégica para a publicidade global.
Por mobilizar uma audiência que ultrapassa o número de 100 milhões de pessoas, o evento da NFL acabou sendo visto pelas marcas como uma oportunidade especial de promover seus produtos e serviços por público.
Por essa razão, o intervalo comercial do Super Bowl acaba sendo um momento especial para a publicidade, em que muitas marcas anunciantes estreiam comerciais produzidos especialmente para o evento, com produções sofisticadas, participação de celebridades e, naturalmente, altos investimentos.
Veja todos os comerciais do Super Bowl 56
Esse forte apelo comercial faz com que o Super Bowl receba o título de produto televisivo com o intervalo comercial mais caro do mundo.
Para este ano de 2023, a Fox, que exibirá o jogo nos Estados Unidos, cobrou cerca de US$ 7 milhões por cada espaço de 30 segundos nos intervalos dos jogos. A poucos dias do evento, a rede de televisão anunciou que todos os espaços comerciais do Super Bowl estavam esgotados.
Os comerciais do Super Bowl movimentam a imprensa especializada, que, no dia seguinte ao evento, fazem rankings e listas dos comerciais mais criativos. Alguns desses trabalhos publicitários, inclusive, são premiados, posteriormente, em grandes festivais de criatividade, como o Cannes Lions.
O Super Bowl 2023 terá outro elemento especial para o público brasileiro. Pela primeira vez, a NFL promoverá um evento especial da Liga no Brasil.
Chamado de NFL in Brasa, o evento é realizado pela Effect Sports e terá terá três sessões nos dias 11 e 12, no Komplexo Tempo, em São Paulo, local em que exibirá, ao vivo, o jogo.
O espaço terá transmissão da RedeTV nos telões e do NFL Game Pass, com narração em inglês e os comerciais da TV americana, em telas espalhadas pelo local.
Além da exibição do jogo, o evento terá experiências esportivas, gastronômicas e musicais. Na parte de alimentação, haverá um festival de churrasco assinado pelo Churrascada. Na esportiva, as atrações incluem lançar a bola como um quarterback, chutar um field goal e dar tackles em adversários.
O NFL in Brasa tem patrocínio de Old Parr, marca da Diageo, e Hellman’s, da Unilever; Churrascada é parceiro oficial e RedeTV, parceiro de mídia; além do apoio de Ben & Jerry’s , Cif, Budweiser, Wilson, Sport America, Nathan’s Famous, New Era, SPTuris, U.S. Embassy and Consulates in Brazil, Apple Equipamentos Áudio Visuais e Sympla.
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