NFL entra em nova era no Brasil com transmissões na TV aberta e paga
Temporada de futebol americano segue na grade da ESPN, na TV por assinatura, e também será exibida pela RedeTV, nas noites de domingo
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Bárbara Sacchitiello
12 de setembro de 2022 - 6h01
Na quinta-feira passada, 8, teve início mais uma temporada do futebol americano. Esporte mais popular dos Estados Unidos, a modalidade está longe de despertar a mesma paixão entre os brasileiros mas já vem, há alguns anos, conquistando e estruturando um público fiel por aqui.
Esse trabalho pode ganhar mais amplitude neste ano, já que a National Football League (NFL) será exibida tanto na TV paga (pela ESPN, que transmite a liga há mais de 20 anos) quanto na TV aberta, já que a RedeTV firmou acordo para transmitir a competição até 2025.
A RedeTV, na verdade, já havia tido uma experiência com a NFL neste ano, quando aproveitou uma oportunidade de última hora e adquiriu os direitos de transmissão do Super Bowl, o jogo que define o vencedor da temporada – e que, há anos sustenta o título de evento televisivo mais assistido dos Estados Unidos. Agora, a emissora entrou em nova negociação e garantiu a NFL na grade até 2025.
As transmissões na TV aberta tiveram início nesse domingo, 11, às 23h. Nesse primeiro ano, a RedeTV exibirá um jogo sempre aos domingos, nesse horário. A exibição não será ao vivo e a partida será transmitida de forma compactada. Já a partir da temporada 2023, o canal exibirá jogos ao vivo da temporada regular, além dos play offs e do Super Bowl. Neste ano, os play offs e o Super Bowl, ao vivo, também já estão garantidos na grade.
Na opinião de Amilcare Dallevo neto, head of sales and value creation da RedeTV, a emissora tem em sua história um exemplo de como uma modalidade que ainda não é tão popular pode ser bem sucedidade. “Quando trouxemos O MMA ao País tivemos, primeiramente, a missão de ajudar a vencer o preconceito que existia com o esporte e, também, a de explicar como ele funcionava. Em relação ao futebol americano temos uma grande vantagem, por não há preconceito contra ele. Ao contrário, a NFL desperta um grande interesse entre público e marcas. Então, queremos ajudar o público a entender as regras e conhecer melhor a modalidade. Não tenho dúvidas de que, em três anos, o futebol americano será uma potência no Brasil”, aposta.
Já para a ESPN, o futebol americano tem sido um trabalho de longo prazo. “A ESPN vem trabalhando para difundir o futebol americano no Brasil há décadas e vem dando certo. Podemos ver todo o interesse do público e da mídia quando começa a temporada, a fase dos playoffs e, claro, no Super Bowl. Tudo isso é fruto de muitos anos de trabalho e investimentos que são refletidos diretamente no relacionamento do fã do esporte com a Disney”, acredita Giselle Ghinsberg, head da Disney Ad Sales and Partnership na Disney Brasil.
Pela primeira vez, nesta temporada, os assinantes do Star+, plataforma de streaming do grupo Disney que exibe ao vivo os jogos da NFL, contarão com a Red Zone, uma nova área que permitirá o acompanhamento simultâneo de todas as partidas das duas faixas de horário da competição, nas tardes de domingo. Além das imagens ao vivo em tela mosaico, a funcionalidade destacará os principais lances do jogo em tela cheia.
Giselle revela que, em termos de negócios, a NFL já é um dos produtos esportivos de maior sucesso. O plano comercial da Disney contempla toda a temporada da competição, de setembro a fevereiro, e prevê entregas nos canais lineares, site e redes sociais. Neste ano, cinco patrocinadores másters renovaram a parceria para aparecerem ao longo de toda a temporada: C6 Bank, Mitsubishi Motors, Samsung, Sankhya e Vivo. “Nos últimos anos, tivemos grande resultados, principalmente com a última temporada, em que batemos o recorde de melhor da história para so canais ESPN”, conta a executiva. Ela explica que, além dos patrocinadores principais, outras parcerias com marcas devem ser fechadas no decorrer da temporada.
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