Compra de PCs sobe no Brasil em 2011
Aumento foi de 12% de 2010 para 2011, ante os 23,5% verificados de 2009 para 2010
Aumento foi de 12% de 2010 para 2011, ante os 23,5% verificados de 2009 para 2010
Janaina Langsdorff
17 de fevereiro de 2012 - 9h40
As vendas de computadores cresceram 12% de 2010 para 2011, ante os 23,5% verificados de 2009 para 2010. Foram 15,4 milhões de máquinas vendidas no ano passado, contra 13,7 milhões de PCs no exercício anterior. De acordo com a consultoria IDC Brasil, a diminuição na velocidade de crescimento do setor está ligada ao recuo de 24% nos pedidos feitos pelo governo e pela área de educação, enquanto as compras do mercado doméstico cresceram 20% e as do mercado corporativo aumentaram 10%.
Notebooks e netbooks respondem por 55% das 42 mil máquinas vendidas ao dia em 2011, o que equivale a um computador a cada dois segundos. Os desktops ficam com os 45% restantes. As residências encabeçam a lista de compradores, com 70% do volume. A outra parcela fica dividida entre o mercado corporativo. Existe hoje um computador para cada 13 brasileiros. O líder do ranking de vendas por habitante é os Estados Unidos, com uma máquina para cada quatro pessoas.
E os tablets ?
O IDC espera que as vendas de tablets em 2011 superem a marca inicialmente projetada de 500 mil para cerca de 800 mil unidades, oito vezes o volume vendido em 2010. Os dados ainda não foram consolidados, mas as estimativas ganham o impulso dos aparelhos operados por meio do sistema Android, do Google, com preços mais acessíveis em relação ao líder iPad, da rival Apple.
Em entrevista publicada na edição dessa sexta-feira, 17, pelo jornal Valor Econômico, Luciano Crippa, pesquisa da IDC Brasil, afirma que o segmento pode chegar à vendas da ordem de dois milhões de unidades, alavancadas especialmente pela encomenda de cerca de 600 mil aparelhos pelo Ministério da Educação (MEC), que serão direcionados para as escolas. Tablets, ultrabooks e até notebooks mais leves e com alta capacidade estão ocupando cada vez mais o espaço dos netbooks, que registraram uma queda de 18% nas vendas, para 1,3 milhão de unidades de 2010 para 2011.
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