Assinar

Conheça as marcas preferidas dos cariocas

Buscar

Conheça as marcas preferidas dos cariocas

Buscar
Publicidade
Marketing

Conheça as marcas preferidas dos cariocas

Estudo é uma parceria do jornal O Globo com o Grupo Troiano e foi realizado após cinco mil entrevistas; 39 categorias foram avaliadas


31 de outubro de 2013 - 4h44

 Havaianas, Kibon, Coca-Cola, Adidas e Matte Leão. Estas são as marcas que são a “A Cara do Rio”, de acordo com o estudo “Marcas dos Cariocas”, desenvolvido pelo jornal O Globo em parceria com o Grupo Troiano para levantar as preferências dos moradores do Rio de Janeiro. A pesquisa, realizada pelo quarto ano consecutivo, traz as marcas preferidas dos cariocas em 39 categorias. A novidade fica por conta do levantamento das marcas que são “A Cara da Copa”, realizado pela primeira vez.

Nesta categoria estreante, Nike, Adidas, Coca-Cola, Itaú e Guaraná Antarctica se destacaram. O estudo levantou ainda as marcas que mais respeitam o consumidor: Brastemp, Apple, Natura, Samsung Sony foram as cinco primeiras colocadas. Já na categoria Meio Ambiente, o destaque foi para Natura, O Boticário, Brastemp, Samsung e Nestlé. Em refrigerante, os cariocas citaram Guaraná Antarctica, Coca-Cola, Pepsi, Mineirinho e Fanta. A pesquisa levantou ainda os preferidos nas categorias automóveis, TV por assinatura, shopping center e operadora de celular, entre outras.

Os fatores apontados como essenciais para a preferência de uma marca pelos cariocas foram qualidade (41,3%), respeito (28,8%), preço (17,7%), identidade (7,9%) e evolução (4,2%). Quando questionados considerando exclusivamente estes critérios e sem considerar as diversas categorias, as marcas citadas pela qualidade foram Sadia, Postos Petrobras, Kibon, Guaraná Antarctica e Coca-Cola; já as ligadas a respeito foram Kibon, Sadia, Guaraná Antarctica, Postos Petrobras e Nestlé. Quando o preço foi o critério destacaram-se Kibon, Sadia, Postos Petrobras, Drogarias Pacheco e Guaraná Antarctica, e quando o quesito considerado foi a identidade, as marcas citadas foram Sadia, Kibon, Google, Postos Petrobras e Drogarias Pacheco. Já as ligadas à evolução foram Sadia, Google, Kibon, Coca-Cola e Itaú.

“Mais do que estar diariamente presente na vida dos cariocas, o Globo quer entender ainda mais os interesses e hábitos de consumo de quem vive no Rio de Janeiro. As marcas citadas nesta edição revelam estas preferências e norteiam o caminho que o jornal e seus anunciantes devem seguir pelos próximos anos”, comentou André Marini, gerente geral comercial da Infoglobo.

Metodologia

O estudo foi promovido durante os meses de junho e julho de 2013 com base em cinco mil entrevistas. Ele levantou aspectos relevantes para a escolha de uma marca, como qualidade, respeito, preço, identidade e evolução, para a formação do ranking. Os resultados respeitam a distribuição da população da área metropolitana do Rio de Janeiro, com base em dados fornecidos pelo IBGE. A pesquisa pode ser conferida na íntegra em um suplemento encartado na edição desta quinta-feira, 31, do jornal carioca.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cimed amplia collab com Fini e lança gel dental e enxaguante bucal

    Cimed amplia collab com Fini e lança gel dental e enxaguante bucal

    Já foram vendidas 7 milhões de unidades dos produtos para o varejo farmacêutico e projeção é chegar a 100 milhões em 2025, com faturamento de R$ 1 bilhão

  • Avon amplia pontos de venda e reforça atuação omnichannel

    Avon amplia pontos de venda e reforça atuação omnichannel

    Marca abre sua loja própria no Mercado Livre, chega à rede Bel Cosméticos e expande parceria com a Soneda