Quais são os desafios enfrentados por gerentes de marketing on-line?
Pesquisa da Sellesta sobre marketing on-line aponta desafios como competitividade, geração de ROI e acompanhamento diário do mercado
Quais são os desafios enfrentados por gerentes de marketing on-line?
BuscarQuais são os desafios enfrentados por gerentes de marketing on-line?
BuscarPesquisa da Sellesta sobre marketing on-line aponta desafios como competitividade, geração de ROI e acompanhamento diário do mercado
Meio & Mensagem
29 de agosto de 2023 - 12h10
A evolução digital vem se mostrando benéfica para o marketing, mas ainda causa alguns desafios aos profissionais de marketing on-line. Por meio de uma pesquisa, a Sellesta se propôs a investigar os maiores obstáculos dos gerentes do segmento.
Um dos resultados em destaque é de que, no Brasil, 93,6% dos gerentes de e-commerce necessitam de, pelo menos, duas semanas para criar e implementar uma campanha. Já 14,3% afirmam precisar de ao menos um mês, contra 13,6% que demandam cinco dias.
Ao todo, foram ouvidos 200 profissionais de comércio eletrônico que atuam no Brasil e no México.
Após rodar campanhas promocionais, 87,1% dos respondentes apontam que um desafio enfrentado é a geração de retorno sobre o investimento (ROI). Outra dificuldade registrada também é gerar conhecimento de marca (13%).
Quanto à competitividade, 91% dos varejistas da área declaram enfrentar concorrência de pelo menos 10 outras marcas. Além disso, 11% dizem manter a mesma precificação ao longo do ano.
A digitalização proporciona transformações rápidas e gera um alto volume de informações. Neste sentido, mais da metade (56%) dos gerentes relata ter acesso a dados de mercado e concorrentes em tempo real. De acordo com a Sellesta, informações como tendências diárias são importantes ferramentas de auxílio à tomada de decisão.
Na contramão, só 15,4% dos brasileiros consideram-se “extremamente atentos” e em posição de acompanhar os desenvolvimentos do mercado de forma diária.
Em nota à imprensa, Max Zagrebin, CEO da Sellesta, ressalta a importância dos dados e cita o surgimento da IA. Segundo ele, isso transformará drasticamente o desafio da falta de informações, permitindo que profissionais de marketing on-line em geral tenham acesso e respondam à dinâmica do mercado em tempo real.
Compartilhe
Veja também
Quais são as prioridades do marketing B2B para 2025?
Pesquisa "O status do marketing B2B na América Latina em 2025", da Intelligenzia, traça atual status da área na região, bem como focos e desafios para o próximo ano
Criadores de música e audiovisual perderão R$ 116 bi para IA até 2028
Mercado de conteúdos musicais e de audiovisual gerados por IA crescerá exponencialmente em cinco anos, revela pesquisa encomendada pela CISAC