Dias das Mães expande uso de busca na internet
Google registra crescimento de 70% em algumas categorias e até 87% de aumento nos investimentos dos anunciantes na véspera da data
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BuscarGoogle registra crescimento de 70% em algumas categorias e até 87% de aumento nos investimentos dos anunciantes na véspera da data
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11 de maio de 2012 - 4h47
O Dia das Mães é a segunda data mais importante para o tradicional comércio varejista e também o é para o e-commerce. Em 2011, a data faturou R$ 760 milhões, aumento de 21% em relação a 2010, quando faturou R$ 625 milhões, segundo dados do Webshoppers. As vendas tradicionais, no mesmo período, cresceram 12% conforme a Serasa Experian. Em abril do ano passado, 47 milhões de usuários únicos no Brasil acessaram a internet, número que é superior à população da Argentina, de acordo com informações da comScore.
As categorias mais populares são os celulares e outros produtos eletroportáteis. Mas, para o Dia das Mães, categorias como sapatos e roupas (moda) e saúde e beleza são as que mais se destacam. “O segmento de moda já está em quarto lugar na preferência do usuário e faturou R$ 9 bilhões no ano passado”, destaca a diretora de negócios para o varejo da Google no Brasil, Claudia Sciama. “Nos últimos 12 meses, o volume de buscas por roupas e acessórios aumentou 70%, atrás apenas da indústria de móveis”, afirma Claudia. Segundo a executiva, outra categoria que cresceu nas buscas foi a de beleza (saúde e bem estar), com 59% de expansão.
Às vésperas do Dia das Mães, diz Claudia, os anunciantes aumentaram os investimentos em 87% nos banners e nas buscas. “O usuário que busca um item para presentear a mãe está mais disposto a clicar no banner e comprar. A conversão é praticamente garantida”, afirma a executiva. O Google tem uma ferramenta, o remarketing, que identifica o usuário quando faz a busca num determinado site e é capaz de oferecer a esse usuário uma oferta específica. “Se o usuário comprar uma TV, o site pode mostrar um banner de um aparelho Blu-ray”, exemplifica.
Além da expansão da busca (search), Claudia aponta o aumento do uso de vídeos para alavancar o Dia das Mães, inclusive com o uso de campanhas da TV retransmitidas via YouTube na internet. As grandes redes varejistas têm feito uso desse artifício para estender os anúncios da TV na web. Claudia apenas recorda que os grandes players varejistas já não aceitam encomendas para o Dia das Mães pela inviabilidade da entrega. Durante esta sexta e sábado, os sites que aceitam encomendas de última hora são os que fazem entregas de flores e outros itens associados. Para esses players, a loja fecha apenas à meia-noite deste sábado.
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