Foster Grant, a marca antes do Ray-Ban
Dando início ao verão, o Ad Age revisitou um clássico rei dos óculos de sol
Dando início ao verão, o Ad Age revisitou um clássico rei dos óculos de sol
Meio & Mensagem
27 de junho de 2014 - 12h24
(*) Por Ann-Christine Diaz, do Advertising Age
Enquanto a Ray-Ban pode ser sinônimo para óculos de sol hoje, tendo em vista uma onda de popularidade de sua notável e simpática publicidade, descobriu-se que antigamente havia um rei dos óculos de sol, e seu nome era Foster Grant.
A marca de óculos, lançada no calçadão de Atlantic City em 1929 por Sam Foster, celebra o seu 85º aniversário este ano. Em 1965, estreou o que acabaria por se tornar uma sensação da publicidade, a campanha “Quem está por trás desses Foster Grants?”. Criada por Geer, Dubois Nova York, e liderada pelo diretor de marketing Mauri Edwards, ficou em 66º na lista das maiores campanhas do século XX do Ad Age e se tornou conhecida por estrelar famosos.
O esforço marcou uma mudança da marca, que foi do rádio para anúncios impressos, o primeiro dos quais estrelados pelos astros do cinema Peter Sellers, Carroll Baker, Louis Jordan e Claudia Cardinale. Cada anúncio incluía uma celebridade em seis poses, juntamente com uma cópia mais atrevida para promover o mistério e intrigar. Por exemplo, uma legenda no anúncio de Baker: “Honestamente, você quer dizer que sugere que esperava que eu usasse top, esses pobres homens não teriam se afogado?”.
A campanha finalmente foi expandida para a televisão e acrescentou mais estrelas, incluindo Jason Robards, Vanessa Redgrave, Mia Farrow, Woody Allen, Leslie Caron, Jill St. John, Robert Goulet e Anthony Quinn. Cindy Williams, também conhecida como Shirley Feeney do renomado “Laverne and Shirley”, também apareceu em um filme da marca no início dos anos 1970.
A campanha seguiu em direção ao consumidor “comum” como estrela da Foster Grants, como neste comercial de 1978 “Não é você por trás daqueles Foster Grants?”
Nos últimos anos, os anúncios da Foster Grants continuam a ter celebridades. Em 1999, a marca reviveu essa fama para comemorar o aniversário de 70 anos, com anúncios estrelados pela super modelo Cindy Crawford.
Raquel Welch foi outra atriz que apareceu em uma clássica campanha de mídia impressa da marca.
Anos depois, ela retornou em um comercial de TV dirigido por Bob Giraldi. Desta vez, no entanto, a superstar sexy estava trazendo algo um pouco diferente – os óculos de leitura da marca.
Para mais anúncios clássicos da Foster Grant, confira o espaço da marca no Pinterest, lançado em celebração aos 85º aniversário.
(*) Contribuiu Michelle Dopp
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