Gigantes no varejo e na publicidade
Pão de Açúcar lidera a lista das maiores varejistas do Brasil por faturamento; veja quanto elas investiram em compra de mídia no ano passado
Pão de Açúcar lidera a lista das maiores varejistas do Brasil por faturamento; veja quanto elas investiram em compra de mídia no ano passado
Meio & Mensagem
4 de setembro de 2015 - 11h19
O Grupo Pão de Açúcar é o maior varejista em faturamento e estrutura operando no Brasil, segundo a nova edição do Ranking Ibevar.
O levantamento deste ano realizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo traz o Carrefour em segundo lugar e o Walmart na terceira posição seguido por Lojas Americanas e Magazine Luiza.
Neste ano, o levantamento desenvolvido pelo Ibevar listou 120 empresas que representam 30% no total do consumo de bens no Brasil. Tais organizações foram classificadas também segundo a forma de operação: 53% atuam em mais de um canal (lojas físicas, virtuais, etc); 46% em multiformato (diferentes formatos e tamanhos de lojas) e 43% multibandeiras (redes distintas).
Comparando o grupo das cinco maiores com o total das 120, observa-se um aumento de um ponto percentual da concentração. Em 2013, as cinco maiores eram responsáveis por 40% do faturamento total das 120. Já em 2014, esse percentual subiu para 41%.
Uma das novidades deste ano é o Ranking de Eficiência Produtiva, que considera, exclusivamente, fatores como a produção, o número de empregados e o número de lojas. Com base em um método matemático, pôde-se apurar as empresas mais eficientes para cada segmento do varejo.
Já o Ranking Imagético foi elaborado a partir de um processo de levantamento nas redes digitais (Big Data e Data Mining), com aplicação de processos estatísticos de amostragem, com base em opiniões dos consumidores sobre trinta das maiores varejistas brasileiras. As manifestações foram examinadas por meio do Método Linguístico Apropriado.
Abaixo a lista das maiores varejistas e o quanto eles investiram em compra de mídia no ano de 2014, de acordo com o ranking Agências e Anunciantes, de Meio & Mensagem:
1) Pão de Açúcar
Faturamento: R$ 72,3 bilhões
Posição no ranking de maiores anunciantes: 23º
Investimento em compra de mídia em 2014: R$ 261.579 milhões*
*Redução de 11% em relação a 2013
2) Carrefour
Faturamento: R$ 37,9 bilhões
Posição no ranking de maiores anunciantes: 53º
Investimento em compra de mídia em 2014: R$ 108.519 milhões*
*Alta de 32% em relação a 2013
3) Walmart
Faturamento: R$ 29,6 bilhões
Posição no ranking de maiores anunciantes: 116º
Investimento em compra de mídia em 2014: R$ 38.629 milhões*
*Alta de 22% em relação a 2013
4) Lojas Americanas
Faturamento: R$ 18,5 bilhões
Posição no ranking de maiores anunciantes: 179º
Investimento em compra de mídia em 2014: R$ 21.629 milhões*
*Alta de 16% em relação a 2013
5) Magazine Luiza
Faturamento: R$ 11,5 bilhões
Posição no ranking de maiores anunciantes: 48º
Investimento em compra de mídia em 2014: R$ 121.459 milhões*
*Alta de 40% em relação a 2013
6) Cencosud Brasil (GBarbosa)
Faturamento: R$ 9,7 bilhões
Posição no ranking de maiores anunciantes: 164º
Investimento em compra de mídia em 2014: R$ 23,7 milhões*
*Alta de 40% em relação a 2013
7) Máquina de Vendas (Ricardo Eletro e Insinuante)
Faturamento: R$ 9,5 bilhões
Ricardo Eletro
Posição no ranking de maiores anunciantes: 38º
Investimento em compra de mídia em 2014: R$ 166.8 milhões*
*Alta de 38% em relação a 2013
Insinuante
Posição no ranking de maiores anunciantes: 71º
Investimento em compra de mídia em 2014: R$ 78.434 milhões*
*Alta de 15% em relação a 2013
8) O Boticário
Faturamento: R$ 9,3 bilhões
Posição no ranking de maiores anunciantes: 25º
Investimento em compra de mídia em 2014: R$ 219.913 milhões*
*Alta de 7% em relação a 2013
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros