Marketing

Gil do Vigor: “Educação financeira não resolve tudo, mas dá ferramentas”

Parceiro da Serasa até 2026, economista estará em diferentes frentes de comunicação da marca

i 27 de outubro de 2025 - 6h00

Gil do Vigor, garoto-propaganda da Serasa até agosto de 2026

Gil do Vigor, garoto-propaganda da Serasa até agosto de 2026 (Crédito: Divulgação)

Recentemente, a Serasa fechou parceria com o economista Gil do Vigor para reforçar as ações da companhia na frente de educação financeira.

Gabriela Siqueira, coordenadora de marketing da Serasa, explica o acordo dizendo que a Serasa é mais do que um birô de crédito, é também uma instituição que acredita que educar a população nesse aspecto é o principal passo para uma vida financeira saudável.

“Por isso, além de todo o nosso ecossistema de produtos, que auxilia na limpeza do nome, na busca por um crédito consciente e entre outros serviços, criamos diversos conteúdos que buscam educar financeiramente os brasileiros”, afirma.

Ampliar mensagens

Segundo Gabriela, como economista “e grande criador de conteúdo”, Gil tem muita sintonia com essa orientação da empresa e pode transmitir mensagens de forma didática e leve.

Por seu turno, Gil analisa que muitos brasileiros ainda não têm conhecimento financeiro, e isso pode trazer um futuro incerto. “Quando o Serasa abre espaço para tratar desse tema de forma simples e acessível, está ajudando a transformar vidas”, avalia.

Para ele, trata-se de ir além de um “limpar o nome” ou ter crédito, mas ajudar as pessoas a compreenderem o próprio dinheiro, aprenderem a planejar e criar oportunidades.

Mas, questionado sobre como mudar esse cenário, quando se tem a maioria da população com renda tão baixa, Gil não minimiza a situação, mas mostra esperança: “Ter renda baixa é um desafio enorme, mas é justamente por isso que a educação financeira se torna ainda mais importante. Quando a gente aprende a organizar com consciência o pouco que entra, já consegue fazer render mais. Educação financeira não resolve tudo, mas dá ferramentas para que cada pessoa faça o melhor dentro da sua realidade — e isso já muda muita coisa”.

Ele exalta também como exemplos positivos de trabalhos de inclusão financeira países como os EUA e o Reino Unido por inserirem o assunto em suas grades escolares, preparando os jovens desde cedo para lidar com dinheiro. “No Brasil, precisamos valorizar mais a nossa educação básica para transformar realidades, principalmente de quem tem pouco. Quando acesso e conhecimento caminham juntos, o impacto é muito maior.

Carisma e inteligência

A executiva da Serasa afirma que Gil estará em todas as frentes de comunicação da empresa, abordando assuntos desde endividamento até dicas financeiras para o dia a dia.

Com contrato até agosto de 2026, ele começará a aparecer em várias campanhas, assinará guias do blog e participará de conteúdos nas redes sociais da instituição, no YouTube, em mídia off-line e ações de relações públicas.

“O objetivo de toda essa parceria é trazer o carisma e a inteligência do Gil para nosso ecossistema e ajudar milhões de brasileiros e suas vidas financeiras”, define a executiva.

Há algum tempo, a Serasa vem buscando mudar a percepção da população sobre sua atuação. E tem dado certo? Gabriela afirma que no último ano, a empresa foi reconhecida por 77% dos entrevistados numa pesquisa como uma marca que ajuda a organizar a vida financeira. “E acreditamos que o Gil nos ajuda a cada vez mais em nosso objetivo de promover o acesso à educação financeira de forma descomplicada e gratuita”, pontua.