GM pode ter nova fabrica em Santa Catarina
Unidade voltada para a produção de caixas de transmissão automática deve ser anunciada no próximo dia 23 de fevereiro
Unidade voltada para a produção de caixas de transmissão automática deve ser anunciada no próximo dia 23 de fevereiro
Janaina Langsdorff
14 de fevereiro de 2012 - 8h30
A General Motors do Brasil, dona da marca Chevrolet, iniciou em 2008 um investimento de R$ 5 bilhões para renovar toda a linha de veículos Chevrolet, modernizar fábricas e construir uma nova planta industrial de motores em Joinville (SC). Essa nova fábrica, que deve entrar em operação até o fim de 2012, cerca de dois anos depois da primeira previsão calculada pela montadora americana, pode ganhar uma unidade voltada para a produção de caixas de transmissão automática.
A ampliação do projeto é resultado de um protocolo de intenções de investimentos acertado entre a General Motors, o governo do Estado de Santa Catarina e a prefeitura de Joinville, que deve ser assinado no próximo dia 23 de fevereiro, segundo informações publicadas na edição dessa terça-feira, 14, pelo jornal Valor Econômico. Essa será a segunda unidade fabril da GM instalada na cidade de Joinville, com aporte estimado entre R$ 500 milhões e R$ 650 milhões e a geração de aproximadamente 700 empregos diretos. A expectativa é que as caixas de transmissão comecem a ser produzidas a partir de 2014 com uma parcela inclusive destinada às exportações para a Europa.
Gestão
Dois executivos brasileiros assumiram recentemente novas posições na General Motors. Sérgio Rocha ocupou o posto de diretor da montadora na Coreia, em substituição ao seu antigo cargo de presidente de operações da companhia na Argentina, Uruguai e Paraguai, vaga agora preenchida por Isela Costantini, que atuava na área de pós-vendas no Brasil.
Planos ambiciosos
O balanço oficial da GM no ano de 2011 só deve ser divulgado no dia 16 de fevereiro, mas de acordo com informações antecipadas pelo The Wall Street Journal, o lucro líquido da montadora atingiu a cifra de US$ 8 bilhões, quase o dobro dos US$ 4,7 bilhões obtidos no ano anterior. Expansão da China e elevados lucros na América do Norte explicam o resultado considerado um recorde histórico da companhia, que há três anos chegou a receber ajuda do governo americano para reestruturar suas finanças e evitar o colapso.
A meta agora é buscar um lucro de US$ 10 bilhões por ano. O plano é audacioso. Em 2010, apenas 17 empresas americanas de capital aberto anunciaram ganhos bilionários, como a Apple e algumas petrolíferas. Analistas americanos acreditam que a recuperação do mercado americano de automóveis deve ajudar a GM a chegar o mais próximo possível dessa meta. De acordo com a Associação Nacional de Concessionárias dos Estados Unidos as vendas do setor devem atingir 13,9 milhões de unidades em 2012, um acréscimo de 10%, mas ainda inferior ao 17 milhões comercializados antes da crise internacional.
No Brasil
A história da General Motors, dona da marca Chevrolet, começa em 1925 no Brasil. Consagrada no mercado, a operação brasileira vendeu 657.724 veículos em 2010, alta de 10,4% no volume em comparação às 595.525 unidades vendidas em 2009. Hoje, a Chevrolet possui quase 600 pontos de vendas e serviços de assistência técnica em todo o país. A linha Chevrolet é composta pelos modelos Celta, Classic, Prisma, Corsa hatchback, Corsa sedã, Agile, Astra hatchback, Astra sedã, Vectra sedã, Vectra GT (hatchback), Omega, Malibu, o superesportivo Camaro, os monovolumes Meriva e Zafira, os utilitários esportivos Blazer e Captiva e picapes Montana e S10 Cabine Simples e S10 Cabine Dupla.
Compartilhe
Veja também
Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age
Ranking mostra a Amazon, pelo terceiro ano consecutivo, na liderança; empresa investiu US$ 20,3 bilhões em compra de mídia em 2023
Confira as principais tendências para o mercado de games em 2025
As tendências de games foram apresentadas na primeira edição do B2Game, evento realizado pela Cheil Brasil e Xdome Gamer Lab, arena gamer da Allos