Assinar

GM pode ter nova fabrica em Santa Catarina

Buscar

GM pode ter nova fabrica em Santa Catarina

Buscar
Publicidade
Marketing

GM pode ter nova fabrica em Santa Catarina

Unidade voltada para a produção de caixas de transmissão automática deve ser anunciada no próximo dia 23 de fevereiro


14 de fevereiro de 2012 - 8h30

A General Motors do Brasil, dona da marca Chevrolet, iniciou em 2008 um investimento de R$ 5 bilhões para renovar toda a linha de veículos Chevrolet, modernizar fábricas e construir uma nova planta industrial de motores em Joinville (SC). Essa nova fábrica, que deve entrar em operação até o fim de 2012, cerca de dois anos depois da primeira previsão calculada pela montadora americana, pode ganhar uma unidade voltada para a produção de caixas de transmissão automática.

A ampliação do projeto é resultado de um protocolo de intenções de investimentos acertado entre a General Motors, o governo do Estado de Santa Catarina e a prefeitura de Joinville, que deve ser assinado no próximo dia 23 de fevereiro, segundo informações publicadas na edição dessa terça-feira, 14, pelo jornal Valor Econômico. Essa será a segunda unidade fabril da GM instalada na cidade de Joinville, com aporte estimado entre R$ 500 milhões e R$ 650 milhões e a geração de aproximadamente 700 empregos diretos. A expectativa é que as caixas de transmissão comecem a ser produzidas a partir de 2014 com uma parcela inclusive destinada às exportações para a Europa.

Gestão

Dois executivos brasileiros assumiram recentemente novas posições na General Motors. Sérgio Rocha ocupou o posto de diretor da montadora na Coreia, em substituição ao seu antigo cargo de presidente de operações da companhia na Argentina, Uruguai e Paraguai, vaga agora preenchida por Isela Costantini, que atuava na área de pós-vendas no Brasil.

Planos ambiciosos

O balanço oficial da GM no ano de 2011 só deve ser divulgado no dia 16 de fevereiro, mas de acordo com informações antecipadas pelo The Wall Street Journal, o lucro líquido da montadora atingiu a cifra de US$ 8 bilhões, quase o dobro dos US$ 4,7 bilhões obtidos no ano anterior. Expansão da China e elevados lucros na América do Norte explicam o resultado considerado um recorde histórico da companhia, que há três anos chegou a receber ajuda do governo americano para reestruturar suas finanças e evitar o colapso.

A meta agora é buscar um lucro de US$ 10 bilhões por ano. O plano é audacioso. Em 2010, apenas 17 empresas americanas de capital aberto anunciaram ganhos bilionários, como a Apple e algumas petrolíferas. Analistas americanos acreditam que a recuperação do mercado americano de automóveis deve ajudar a GM a chegar o mais próximo possível dessa meta. De acordo com a Associação Nacional de Concessionárias dos Estados Unidos as vendas do setor devem atingir 13,9 milhões de unidades em 2012, um acréscimo de 10%, mas ainda inferior ao 17 milhões comercializados antes da crise internacional.

No Brasil

A história da General Motors, dona da marca Chevrolet, começa em 1925 no Brasil. Consagrada no mercado, a operação brasileira vendeu 657.724 veículos em 2010, alta de 10,4% no volume em comparação às 595.525 unidades vendidas em 2009. Hoje, a Chevrolet possui quase 600 pontos de vendas e serviços de assistência técnica em todo o país. A linha Chevrolet é composta pelos modelos Celta, Classic, Prisma, Corsa hatchback, Corsa sedã, Agile, Astra hatchback, Astra sedã, Vectra sedã, Vectra GT (hatchback), Omega, Malibu, o superesportivo Camaro, os monovolumes Meriva e Zafira, os utilitários esportivos Blazer e Captiva e picapes Montana e S10 Cabine Simples e S10 Cabine Dupla.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age

    Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age

    Ranking mostra a Amazon, pelo terceiro ano consecutivo, na liderança; empresa investiu US$ 20,3 bilhões em compra de mídia em 2023

  • Confira as principais tendências para o mercado de games em 2025

    Confira as principais tendências para o mercado de games em 2025

    As tendências de games foram apresentadas na primeira edição do B2Game, evento realizado pela Cheil Brasil e Xdome Gamer Lab, arena gamer da Allos