Google apresenta novidades no I/O 2014
Primeiro dia de evento conta com inovações em diversos segmentos, desde smartphones a ?carros inteligentes?
Primeiro dia de evento conta com inovações em diversos segmentos, desde smartphones a ?carros inteligentes?
Meio & Mensagem
25 de junho de 2014 - 4h47
Erika Nishida, do ProXXIma
O evento Google I/O teve início nesta quarta-feira, 25, às 9h (horário local), em San Francisco. No último ano, a companhia apresentou grande movimentação no mercado. A conferência deste ano, portanto, apresentou diversas novidades logo no primeiro dia.
Confira os principais assuntos:
Android
Logo no início do evento, o Google anunciou que a plataforma Android conta, atualmente, com 1 bilhão de usuários ativos mensais. Para expandir ainda mais esse número, a empresa também revelou uma nova iniciativa para tornar o preço de smartphones mais acessíveis: AndroidOne. O aparelho é destinado, principalmente, ao mercado indiano, em que apenas 10% da população possui um smartphone.
Um dos assuntos mais esperados é a nova versão do sistema operacional, o Andorid “L”. O lançamento é acompanhado do “Material Design”, que funciona universalmente no telefone, tablet ou desktop, com mudanças na tipografia, espaços em branco, superfícies, palheta de cores, entre outros. As notificações aparecem de forma mais dinâmica e o sistema entende e interage com o ambiente.
Wearables
Foi anunciado que o mais recente smartwatch da Samsung, Gear Live, estará à venda no Google Play Store ainda hoje. Apesar de não terem sido revelados maiores detalhes, o dispositivo é similar ao Gear 2. O G Watch, da LG, também estará disponível nesta quarta-feira, 25. Segundo o Google, os wearables poderão ser conectados a smartphones com sistema operacional Android. Dessa forma, notificações como chamadas e mensagens serão exibidas no relógio.
Android TV
O Google lançou oficialmente o Android TV. O aparelho apresenta uma interface simples e suas principais funções são ativadas por voz. Assim como nos wearables, há interação com smartphones Android e com smartwatches, capazes de controlar a TV por meio de aplicativo.
O conteúdo do smartphone ou tablet também pode ser projetado no Android TV, que também apresenta suporte para a plataforma ChromeCast. Segundo a empresa, produtos das fabricantes como Sharp, Sony e Philips serão vendidos com a tecnologia.
Android Auto
O Google também investiu no setor automobilístico com o Android Auto. O objetivo é unir navegação, comunicação e música em uma única central que pode ser ativada por voz. A interface apresenta o modelo de cards e já conta com aplicativos como Pandora, Spotify, iHeartRadio, entre outros. No total, 25 marcas já se inscreveram para utilizar o Android Auto, e o primeiro modelo deve ser lançado ainda este ano.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros