Importados batem recorde no Brasil
Segundo CNI, produtos vindos do exterior responderam por 21,6% do consumo doméstico no País no ano passado
Segundo CNI, produtos vindos do exterior responderam por 21,6% do consumo doméstico no País no ano passado
Meio & Mensagem
4 de abril de 2013 - 5h27
Os produtos importados tiveram participação recorde no mercado brasileiro em 2012. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o coeficiente de participação de bens importados no consumo doméstico foi 21,6%. Este é o maior percentual desde o início da série histórica, em 1996. O resultado, segundo a entidade, reflete a perda de competitividade dos produtos industriais nacionais em relação aos importados.
Informática, eletrônicos e óticos, com alta de 6,4%, máquinas e materiais elétricos, com crescimento de 4,8%, farmaquímicos e farmacêuticos, com incremento de 4,6%, e máquinas e equipamentos, também com alta de 4,6%, foram os segmentos que mais se destacaram. Os números foram divulgados pela CNI na segunda-feira 4.
A participação nos insumos adquiridos pela indústria, por sua vez, que mostra o volume de importados usado na produção nacional, ficou em 23,2%, com aumento de 1,9% em relação ao resultado de 2011. Já o coeficiente de exportação atingiu 20,6% em 2012, ultrapassando a casa dos 20% pela primeira vez desde 2007. O indicador teve alta de 1,2%.
Compartilhe
Veja também
Quais presentes as crianças querem ganhar no Natal?
Pesquisa da Kids Corp. mapeou as diferenças entre os desejos dos pequenos de diferentes faixas etárias
Largo da Batata Ruffles: marca quer transformar espaço em área de cultura
Com foco em melhorar o Largo da Batata, a marca de batata chips da PepsiCo assina contrato de dois anos que prevê revitalização e zeladoria do espaço