Assinar

IPI continua aquecendo alguns setores

Buscar
Publicidade
Marketing

IPI continua aquecendo alguns setores

Automóveis, linha branca e móveis continuarão com tarifação de imposto menor, na tentativa do Governo de impulsionar a economia


30 de agosto de 2012 - 4h45

Apesar de especulações do mercado de que a redução do IPI para setores que não fossem o de automóvel pudesse não ser renovada, dadas as quedas recentes na arrecadação de tributos federais, o Governo prorrogou o IPI para todos os principais setores beneficiados.

Assim, segue reduzido por mais dois meses o IPI para automóveis, cuja vigência venceria nesta sexta-feira, 31. Já os eletrodomésticos da linha branca – fogões, geladeiras, tanquinhos e máquinas de lavar -, móveis, painéis e luminárias continuarão tendo alíquotas menores até 31 de dezembro.

O setor de material de construção, beneficiado há três anos, terá o benefício prorrogado por mais 12 meses, ou seja, até dezembro de 2013. Além disso, o governo incluiu novos itens do ramo para a redução de imposto: pisos laminados, pisos de madeira sólida, piso vinílico e drywall (placas de gesso instaladas em paredes).

Por fim, sete tipos de bens de capital – máquinas e equipamentos para produção – terão alíquota zero valendo também por mais um ano, ou fim de 2013.

Com as medidas, o governo abre mão de bilhões de reais em arrecadação, mas o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirma que as prorrogações são necessárias para estimular o consumo, uma vez que a economia ainda se recupera da desaceleração do início do ano.

A eficácia da redução de IPI como instrumento de estímulo à economia foi tema de debate da seção Em Perspectiva publicada esta semana (edição 1524) no Meio & Mensagem. Confira aqui.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cimed amplia collab com Fini e lança gel dental e enxaguante bucal

    Cimed amplia collab com Fini e lança gel dental e enxaguante bucal

    Já foram vendidas 7 milhões de unidades dos produtos para o varejo farmacêutico e projeção é chegar a 100 milhões em 2025, com faturamento de R$ 1 bilhão

  • Avon amplia pontos de venda e reforça atuação omnichannel

    Avon amplia pontos de venda e reforça atuação omnichannel

    Marca abre sua loja própria no Mercado Livre, chega à rede Bel Cosméticos e expande parceria com a Soneda