Assinar

Jordan celebra 50 anos e lança novo tênis

Buscar

Jordan celebra 50 anos e lança novo tênis

Buscar
Publicidade
Marketing

Jordan celebra 50 anos e lança novo tênis

Veja todos os modelos da grife Air Jordan, parceria entre a Nike e o maior jogador de basquete da história. Aposentado há mais de uma década, Michael Jordan ainda fatura US$ 80 milhões por ano com patrocínio


15 de fevereiro de 2013 - 7h04

O patrocínio de marcas a atletas e o próprio marketing esportivo podem ser divididos entre antes e depois de Michael Jordan. O maior jogador de basquete da história, e um dos maiores ídolos dentre todas as modalidades em todos os tempos, completará 50 anos no domingo 17. As performances épicas dentro das quadras colocaram o craque da bola ao cesto em condições de exercer um impacto ainda maior fora delas.

Carismático e original, Jordan usou a seu favor todo o poder dos veículos de mídia que seguiam cada um de seus passos para lançar tendências e faturar milhões de dólares endossando produtos e ajudando a construir marcas.

No auge de sua carreira, embolsava aproximadamente US$ 50 milhões anuais referentes aos contratos de patrocínio. Em 2012, 14 anos após ter disputado sua última temporada da NBA (a liga profissional de basquete dos Estados Unidos), estes valores chegaram a US$ 80 milhões, custeados por oito empresas (Nike, Gatorade, Hanes, Upper Deck, 2K Sports, Presbyterian Healthcare e Five Star Fragrance) dispostas a pagar o preço para poder associar os valores intangíveis do mitológico desportista aos seus rótulos e serviços. As estimativas são da revista Forbes americana.

O relacionamento mais longevo, produtivo e rentável, obviamente, foi desenvolvido junto com a Nike. A marca patrocina Jordan desde que ele se juntou, em 1984, ao Chicago Bulls, time pelo qual ele conquistou seis campeonatos da NBA.

Juntos, companhia e atleta lançaram a grife Air Jordan, que começou como um simples modelo de tênis, ainda em 1984, e se transformou em líder absoluta da categoria, respondendo por 58% do mercado de calçados específicos para basquete – todos os outros modelos Nike, juntos, representam 34%.

De acordo com a SportsOneSource, as vendas no varejo dos tênis Air Jordan movimentaram, globalmente, US$ 1,2 bilhão em 2012. A 28ª versão da linha Air Jordan será lançada neste final de semana. Veja aqui todos os modelos lançados anteriormente.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também