KitchenAid amplia estratégia de atuação no Brasil
Marca da Whirlpool investe em eletroportáteis para desenvolver o mercado premium e aumentar o público na América Latina
Os liquidificadores são a nova aposta da KitchenAid – marca premium do portfólio da Whirlpool, ao lado das populares Brastemp e Consul – para aumentar seu market share na América Latina, especialmente no Brasil. A marca lança no País o liquidificador Pure Power, que tem como destaque 1700W de potência pico, 10 velocidades, 3 funções pré-programadas (Smoothie, Ice Crush e Clean), capacidade de até 2 litros e a tecnologia Heat Release, permitindo que o produto seja usado tanto para receitas frias, como quentes.

KitchenAid lança no País o liquidificador Pure Power (Crédito: Divulgação)
Jessica Gonzalez, diretora de estratégia de vendas e operações da KitchenAid para a América Latina, comenta que a categoria de liquidificadores premium no Brasil vem registrando forte demanda, e o cenário global sustenta essa percepção. Segundo ela, em 2024, a categoria foi avaliada em U$3,5 bilhões, com previsão de atingir U$5,6 bilhões até 2033 e o lançamento é uma resposta direta a essa tendência.
A marca centenária está no Brasil há 20 anos e, inicialmente, todos os produtos lançados nos Estados Unidos, eram trazidos para o País. Depois de alguns anos, a marca começou a aplicar um filtro de curadoria para entender quais produtos realmente fazem sentido de estar no mercado Brasileiro, seja por funcionalidade e hábitos culturais, seja por preço. Atualmente, a KitchenAid, possui oito categorias e 61 SKUs na região.
Artur Fantini de Oliveira, head de marketing de produto e categoria da KichenAind, revela que o Pure Power levou três anos para ser desenvolvido e contou com diferentes pesquisas na região para entender os detalhes da necessidade deste público.
“É um produto destinado para o consumidor latino-americano. Entendemos que além da alta potência, ele precisa entregar um controle ideal da textura do produto para que ele possa fazer molhos, smoothies, vitaminas e sucos da melhor maneira”, diz o executivo.
Além da precisão no preparo, outro trunfo da marca é a tecnologia Heat Release, que permite que o consumidor retire alimentos direto do forno ou panela e os coloque direto na jarra do liquidificador, de forma segura. Fantini conta que o insight da funcionalidade veio de um relato durante as pesquisas, em que um dos entrevistados revelou que estava usando um liquidificar da concorrência para fazer um molho e ao abrir o equipamento, o produto explodiu.
Porta de entrada
Com média de preço de R$ 1 mil, a novidade chega também com o objetivo de ampliar a gama de consumidores da marca.
“O Brasil é um mercado de um ticket médio mais baixo. Temos um desafio de desenvolver esse mercado premium com a nossa marca. E esse produto que estamos lançando, por mais que seja um produto premium, é um patamar mais de entrada desse segmento. Nos últimos anos, temos buscado trazer produtos um pouco mais acessíveis, mas ainda premium”, revela Fantini.
Para além do preço, o lançamento também faz parte da estratégia de ampliar os tipos de consumidores. Antigamente, as comunicações da marca eram direcionadas para o público imerso nos universos da gastronomia e confeitaria, mas isso vem mudando. O diretor afirma que, hoje, a KitchenAid quer facilitar a rotina de todos os tipos de consumidores que amam gastronomia, mas que não necessariamente são especializados.