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Marketing

Lubrax reposiciona marca com foco em tecnologia e performance

Rebranding foi desenvolvido em parceria com a consultoria Design Bridge and Partners e inclui o redesenho das embalagens e rótulos


19 de fevereiro de 2025 - 14h12

Nesta quarta-feira, 19, a Vibra apresenta o reposicionamento da sua marca de lubrificantes, Lubrax. A mudança na identidade visual foi conduzida pela consultoria Design Bridge and Partners, do WPP.

Lubrax reposiciona marca

Lubrax reposiciona marca com destaque para tecnologia e alta performance (Crédito: Divulgação)

No rebranding, as cores verde e amarela foram mantidas como base da paleta para manter a relação com a marca atual. O logotipo, no entanto, ganhou uma nova tipografia e contraste com tons que remetem a performance e modernidade.

Em novembro, a Vibra concluiu o processo de expansão da fábrica responsável por Lubrax em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. A expansão envolveu um investimento de R$ 100 milhões e elevou a capacidade de produção de lubrificantes de 300 mil para 460 mil metros cúbicos por ano.

Vanessa Gordilho, vice-presidente de negócios e marketing da Vibra, conta que a marca Lubrax é especialmente estratégica para a companhia porque extrapola os postos em um contato mais direto com os consumidores. “É onde conseguimos varejar, mas também fazendo a produção”, aponta. Nos últimos três anos, o Ebitda (índice calculado pelo lucro líquido menos valores de impostos, depreciação e amortização) da marca cresceu 35%. O objetivo da companhia é dobrar esse valor.

Além da mudança na identidade visual, o reposicionamento envolve uma simplificação da arquitetura da marca, com redução de submarcas e um redesenho das embalagens e rótulos, visando a clareza das informações. A marca atualizada será apresentada aos poucos.

A expectativa é que, em julho, as embalagens reformuladas estejam disponíveis nos pontos de venda. Até lá, a marca aparecerá nas campanhas e patrocínios já firmados pela companhia, como a presença na Stock Car. Segundo a vice-presidente de negócios e marketing da Vibra, Lubrax também ganhará pílulas de comunicação que retomam a história da marca e apostam na nostalgia.

O início do processo de rebranding passou pelo diagnóstico de que havia uma lacuna no posicionamento e percepção da marca no que diz respeito a tecnologia e alta performance. “Traz muita confiança, mas quase não estava no mesmo patamar em tecnologia do que outros”, conta Gordilho sobre a percepção da marca.

Nesse sentido, a mudança na identidade reforça esses valores. Já a reformulação dos rótulos e embalagens pretende trazer as menções necessárias para que o consumidor consiga escolher seu lubrificante com facilidade. “Era difícil, para o leigo, fazer a correlação”, descreve a vice-presidente.

Como vias de crescimento para 2025, a companhia tem as montadoras como foco para reforçar sua tecnologia junto a esses parceiros e pretende triplicar seu volume de vendas internacional. Além do Brasil, Lubrax está presente em países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Outra aposta é o cross-selling dentro do grupo Vibra.

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