Mercado de tela fina cresce 23%
Queda de 18% nos preços dos aparelhos, no entanto, mantém faturamento estável
Queda de 18% nos preços dos aparelhos, no entanto, mantém faturamento estável
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25 de janeiro de 2013 - 12h24
O mercado de telas finas (LCD, LED e plasma) cresceu 23% em venda de unidades no período acumulado entre janeiro a novembro do ano passado, ante o mesmo período de 2011. Os dados são da GfK.
A despeito do bom desempenho das vendas, contudo, o faturamento permaneceu estável porque, conforme a GfK, houve erosão de preço da categoria, com queda de 18% no mesmo período. Essa redução foi influenciada, principalmente, pelo aumento da importância de TVs LED, que tiveram expansão de 77% nas vendas e queda de preço de 24%.
Dentre os televisores, os de telas com 32” foram os que mais se destacaram, com crescimento de 30% em unidades e a segunda maior queda de preço, de 22%. As TVs de 32” foram as mais procurada pelo consumidor brasileiro, e representaram 40% das TVs comercializadas no período.
Também o segmento premium de TVs de tela fina registrou uma boa performance: as TVs 3D cresceram 157% no comparativo entre o ano passado e 2011. Mas, ainda têm baixa participação no mercado, com apenas 9% das vendas. E foi esse o segmento que teve a maior queda de preço médio: 31%, cuja redução foi influenciada por promoções e entrada de polegadas mais baixas (como a 32” no portfolio 3D). As smart TVs, também da categoria premium, tiveram desempenho bastante similar e cresceram 175% no mesmo período e com 21% dos televisores comercializados no segmento.
Philips
A Philips atingiu um share de 29% na categoria de smart TVs em volume e foi, pela segunda vez, a fabricante que mais vendeu TVs desse tipo. Conforme a Philips, isso é resultado da criação da TP Vision, joint venture entre a Philips e a chinesa TPV Technology, o que mudou o posicionamento da companhia em 2012.
Em julho do ano passado, a TP Vision era a quinta em venda de smart TVs e, em três meses, tornou-se a líder em vendas da categoria. A TP Vision foi criada com foco em smart TV e está entre os três principais players do mercado.
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