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Movimento investe na economia criativa

Dividido em cinco etapas, HotSpot visa encontrar projetos que vão de sustentabilidade à moda e apresentá-los como novos negócios ao mercado


29 de abril de 2012 - 6h13

Para transformar e expandir a criatividade no Brasil, o Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD) cria o Movimento HotSpot (MHS) para encontrar, expor e premiar novos talentos. O projeto irá percorrer 17 capitais do País com duração de 12 meses e começa nesta quinta-feira, 29.

Dividido em cinco etapas, o MHS nasce e ganha projeção através da internet. Para participar o candidato (maior de 16 anos) deve acessar o portal do projeto – que será inaugurado nesta quinta-feira, 29, às 21h – e postar uma ideia ou trabalho, de sua autoria e que tenha relação com empreendedorismo, sustentabilidade, tecnologia ou algo especial que tenha transformado o autor e as pessoas ao redor. Os projetos devem se enquadrar em uma das 11 categorias: design, moda, fotografia, arquitetura, beleza, ilustração, design gráfico, filme e vídeo, música, cenografia e ideia.

Após essa etapa, curadores irão conhecer os inscritos pessoalmente para avaliar os trabalhos e ideias selecionados. Na terceira etapa, esses candidatos farão apresentações em festivais regionais e multiculturais. Quem se destacar nessa fase será selecionado para vivenciar uma etapa de imersão criativa para desenvolver sua criatividade.

O ganhador de cada categoria irá receber R$ 10mil e também consultoria durante seis meses para a criação de start ups. Na categoria Ideia, que avalia cases relacionados a diversos conceitos, três vencedores irão receber até R$ 200mil para execução e desenvolvimento. Os curadores irão escolher os ganhadores, mas o público poderá participar da escolha através do portal e das mídias sociais.

A IN-MOD tem a Vale e a Riachuelo como patrocinadores máster. Entram como apoio as revistas Elle e Super Interessante, além do Ministério da Cultura, Governo Federal, Estúdio Árvore e Luminosidade, de Paulo Borges.

O movimento tem também parceria com o Sebrae, o que potencializa o desejo do MHS de reunir uma massa criativa e captar talentos para criar suas próprias empresas. De acordo com Borges , um dos idealizadores do projeto, “a moda é um instrumento de inspiração, contribuição e reflexão”.
 

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