Next, Now #15: Desmistificando a ciência de dados
Roberta Braga, gerente de analytics da Unilever, fala sobre como aplicar o olhar humano e de negócios aos dados e na gestão data driven
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Por Karina Balan e Luiz Gustavo Pacete
Estruturação de times de dados, novas fontes de dados e o papel dos insights no marketing preditivo são apenas algumas das novas métricas do marketing data driven. Neste contexto, é fundamental entender que dados não são apenas para empresas, mas para pessos e treinar o olhar para como interpretá-los é cada vez mais importante. Roberta Braga, gerente de analytics da Unilever, reforça que antes a prática era olhar para o passado. No entanto, hoje, o momento é de utilizar os dados para olhar para o futuro.
“Essa evolução de dados e analytcs dentro da empresa passa pelo nível de maturidade de análises, áreas e na dinâmica de equilibrar data driven orientada a negócios”, afirma. De acordo com Roberto, cada empresa possui um nível de maturidade, mas o mais importante é que as companhias estão se orientando a dados e isso deve ser uma premissa. “No meio da pandemia, do meio nada nosso time teve que parar para analisar dados de saúde em todos os países que atuamos, por que dessa informação dependia todas nossas estratégias”, exemplifica.
A pandemia, segundo Roberta, deixou clara a necessidade de democratizar informações e compartilhar os dados pela companhia. “Esse momento que vivemos acelerou a mentalidade do uso da informação de forma aberta e orientada à resolução de problemas complexos, isso envolve transformação de pessoas e processos”, destaca.
Escute os outros episódios de Next, Now:
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Flavio Camelier, VP de transformação digital da Coca-Cola Brasil, fala sobre os novos significados do conceito de customercentric
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Ricardo Garrido, country manager da Alexa no Brasil, fala sobre os impactos do isolamento social na curva de adesão aos assistentes de voz
Next, Now #12 – O que vem depois da inovação?
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Next, Now #11 – Equilíbrio entre branding e performance
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Next, Now #10 – Transformação Digital à força
Amanda Graciano, head de portfólio e bizdev da iDEXO/Totvs, fala sobre a aceleração nos processos de digitalização de empresas e consumidores
Next, Now #09 – Inteligência de Dados aplicada à jornada
Eduardo Schaeffer, diretor de negócios integrados da Globo, fala sobre o papel dos dados na nova dinâmica de consumo
Next, Now #08 – A tecnologia na rotina do CMO
Renata Bokel, chief strategy officer da WMcCann, fala sobre o papel de ferramentas e tecnologias emergentes na dinâmica de trabalho dos profissionais de marketing
Next, Now #07 – Construção de marca 4.0
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Next, Now #06 – Os aprendizados da inovação aberta
Marcela Martinelli, gerente de inovação da Natura, fala sobre o potencial do compartilhamento de ideias e soluções na resolução de problemas complexos.
Next, Now #05 – Como engajar na era da hipersegmentação
Samuel Gomes, head de criação da Responsa, fala sobre a relevância da comunidade na estratégia de marketing e negócio das empresas.
Next, Now #04 – Social listening e experiência
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Next, Now #03 – Os desafios das tech companies
Percival Jatobá, VP de Inovação e Soluções da Visa, fala sobre como as empresas da indústria 4.0 devem agir para se tornarem techs na maneira de pensar e atuar.
Next, Now #02 – Novas métricas de influência
Inaiara Florêncio, diretora de social media da SunsetDDB, fala sobre os desafios dos criadores de conteúdo em meio a questionamentos sobre credibilidade e verdade.
Next, Now #01 – Inteligência artificial na jornada de consumo
Luiz Medici, VP de Dados e IA da Vivo, fala sobre como a tecnologia já altera as dinâmicas de consumo, negócios e marketing.
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Fundador da Gerando Falcões comenta o lançamento do livro “De Marte à Favela”, com Aline Midlej, e discorre sobre atual olhar das empresas sobre as favelas e as articulações junto ao terceiro setor