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Nos EUA Axe concorrera com Gillette em laminas

Nos Estados Unidos, marca da Unilever enfrentará campeã da Procter & Gamble na categoria mais rentável da rival


5 de fevereiro de 2013 - 11h55

A Unilever, em parceria com a Schick (fabricante que pertence ao grupo Energizer), lançou aparelhos de barbear descartáveis com a marca Axe. O novo produto concorrerá diretamente com a Gillette, produzida pela rival Procter & Gamble e líder absoluta da categoria.

Embora, inicialmente, as lâminas Axe estejam disponíveis apenas nos Estados Unidos, analistas do mercado entendem que a marca tem um potencial ainda maior em países nos quais a Schick tenha melhores participações de mercado – e possa potencializar seu negócio a partir da forte rede de distribuição da Unilever. De acordo com o analista Bill Schmitz, do Deutsche Bank, a ideia da parceria partiu da Unilever.

O Walmart disponibilizou a pré-venda dos aparelhos em sua loja online americana, com entrega programada a partir de 15 de fevereiro – uma tática comum para itens como DVDs e livros aguardados pelo mercado, mas relativamente rara para bens de consumo.

A parceria entre Axe e Schick coloca o negócio com maior margem de rentabilidade da Procter and Gamble contra concorrentes que têm complicado a sua vida ao longo da última década. Apesar de a Gillette ter uma porção dominante tanto no mercado de lâminas de barbear quanto no de aparelhos, a Schick tem ganho mercado nos últimos anos. E desde que a Unilever lançou a Axe nos Estados Unidos, há pouco mais de dez anos, a marca tem sido uma alternativa primária aos produtos masculinos (como desodorantes e de cuidados com o cabelo) da Old Spice e Gillette, ambas da P&G.

A própria Procter fez movimentação similar em 2001, ao licenciar a marca Old Spice para a Universal Razor. Os produtos não fizeram sucesso e hoje estão disponíveis basicamente em lojas online e na rede Dollar Tree.

Uma versão renovada do aparelho Hydro 3, da Schick (que, de acordo com a empresa, tem apenas 1% do mercado americano de lâminas), os produtos Axe terão preços ligeiramente inferiores aos produtos da Gillette.

Do Advertising Age

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