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Pode o Wii U ganhar a festa ?

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Marketing

Pode o Wii U ganhar a festa ?

Demonstrações e investimento em marketing serão peças chave para determinar o sucesso do novo console da Nintendo neste final de ano


27 de novembro de 2012 - 8h55

Por Beth Snyder Bulik/ Advertising Age

É um console. É um controle remoto de TV. É um player para Netflix. De fato, o Wii U, da Nintendo, game de segunda geração da série, que atua como segunda tela, é tudo isso. O Wii U Game Pad, que parece um tablet, funciona pela tecnologia de toque ou por uma caneta especial. Também é um controle universal para a TV e funciona como um dispositivo para jogos. É compatível com o console e controles do Wii, mas também age como um controlador central para alguns games.

Parece difícil de explicar? Por isso que a Nintendo está tentando mostrar aos consumidores como usar o dispositivo. “O desafio é fazer com que eles entendam e experimentem o produto em mãos”, diz Liam Callahan, analista do NPD Group. A Nintendo lançou o produto na semana passada nos Estados Unidos. E criou uma “experiência de shopping”, que começa nesta segunda-feira em 26 shoppings do país para que o público jogue com o Wii U, assim como os 3Ds portáteis.

ais de 5000 quiosques com o produto já estão em varejistas como Target, Best Buy, Gamestop e Walmart. A Nintendo também está investindo pesado na publicidade do Wii U na TV e em anúncios online, junto com eventos e parcerias de comarketing inclusive uma fechada com a Old Navy para a Black Friday. Três comerciais formam a campanha “This is how U will play next”, criada pela Leo Burnett – dois filmes abordam games específicos, “New Super Mario Bros. U” e “Sing Party”. A empresa não quis revelar detalhes da estratégia de marketing.

Mas muito irá depender de uma grande jogada. Michael Cai, vice-presidente de games e tecnologia da Interpret, atribuiu o sucesso do Wii original ao estilo inovador e intuitivo, mas também aos esforços de marketing ostensivos da Nintendo, inclusive o programa que focou mães blogueiras e a estratégia de espalhar os equipamentos em casas de repouso e em cruzeiros marítimos.

“Milhões de mães compraram a ideia. Já com o Wii U não estou vendo a réplica”, disse. “Depois da onda inicial de entusiasmo, não tenho certeza de que veremos um abismo entre os early adopters e os ‘mainstream’. Não acho que será como aconteceu com o Wii original”.

Outro desafio é o preço. O Wii U custa mais do que os concorrentes Xbox 360, da Microsoft, e o PlayStation 3, da Sony. O produto custa US$ 300 por uma unidade básica sem jogos, e US $350 para o modelo deluxe com mais memória e um jogo incluso (o Wii original custou US$250 no lançamento). Porém, trata-se de um sistema da próxima geração, mais complexo.

Os jogos premium do Wii U também custam mais: US$60 em vez dos US$50 para os premium do Wii. Em que pese a diferença dos valores, o problema é que as pessoas sabem que existem muitas outras opções de games mais baratos – surgiram muitas alternativas, em tablets e smartphones, desde o lançamento do Wii original.

Pode, então, o Wii U ser tão bem-sucedido quanto o original, que vendeu cerca de 95 milhões de unidades? Analistas preveem sucesso, ao menos no começo. A IHS iSuppli estima que 3,5 milhões de Wii U serão vendidos até o final do ano, comparado com os 3,1 milhões de Wiis originais comprados durante período similar em 2006. A companhia prevê escassez de estoque no período das festas de fim de ano.

Entretanto, Piers Harding-Rolls, analista da IHS, também alertou que “desta vez, a inovação do Wii U não será o suficiente para alavancar as vendas, especialmente pela questão dos preços altos”. O sucesso em longo prazo virá de softwares de alta qualidade da Nintendo e de seus parceiros, de um sólido plano de entretenimento e de uma estratégia digital bem coordenada.

O Wii U tem uma vantagem de timing diante dos concorrentes. O dispositivo de última geração da Microsoft, o chamado Xbox 720, e o PlayStation 4, da Sony, não tiveram anúncios de lançamentos, mas possivelmente as novidades ficarão para 2014. “A Nintendo está à frente na competição desta vez”, afirmou Ted Pollak, analista na Jon Peddie Reasearch.

“Algumas pessoas devem esperar para ver qual console combina mais com eles. Outras podem comprar múltiplos produtos. E há quem irá comprar o Wii U exclusivamente. Espero que a Microsoft e a Sony criem ofertas incríveis e que a competição seja acirrada uma vez que estejam no mercado”.

Tradução de Isabella Lessa

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