Por que a P&G está revendo sua estratégia no Facebook

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Por que a P&G está revendo sua estratégia no Facebook

A companhia decidiu que o anúncio segmentado na plataforma não está trazendo o impacto esperado


12 de agosto de 2016 - 9h44

Por Garett Sloane, do Advertising Age

Por que o maior anunciante do mundo, a Procter & Gamble, está mudando sua estratégia de publicidade com o Facebook? Apesar de não estar cortando sua publicidade com a plataforma, a P&G planeja comprar com menos frequência os anúncios segmentados.

Desenvolver uma estratégia de targeting a audiências específicas foi caro, porém, não resultou em uma grande diferença para seu negócio, disse Marc Prtichard, CMO da P&G, ao The Wall Street Journal. A companhia, cujo portfólio massivo de marcas para o lar inclui a Tide e a Crest, está experimentando as mais sofisticadas ferramentas de targeting do Facebook, que permite aos anunciantes alcançar a audiência rigorosamente definida.

Alguns analistas da indústria disseram que poderiam existir outros motivos para o desafio público ao Facebook, como buscar influência para reduzir preços na rede social. Em 2012, a General Motors saiu totalmente da plataforma três dias antes de a rede social fazer uma oferta pública inicial, porém, retorno onze meses depois. Marcas grandes podem não se beneficiar pelo targeting, disseram alguns especialistas.

“Você tem dois players realmente grandes que são Facebook e Google, constantemente eles lembram aos anunciantes o valor premium que possuem. Agora, você tem um anunciante realmente grande que diz “eu posso fazer isso em outro lugar.”

Um porta-voz do Facebook disse que o negócio da P&G cresce a cada ano. “Nós aprendemos um com o outro”, disse ressaltando que “esse tem sido sempre o espirito de como trabalhamos juntos e nos desafiamos entre nós. A pedra angular de nossa estratégia é um mix de alcance massivo e um targeting personalizado que se presta bem ao consumo de mobile e é um forte complemento da TV. Nossos clientes nos dizem que essa estratégia funciona porque podemos entregar um marketing relevante às audiências justas, com escalas importantes. ”

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