Porta dos Fundos aposta em licenciados
Produtos como DVD, livro e camisetas serão lançados ainda neste semestre; grupo humorístico já bateu 400 milhões de visualizações em seu canal no YouTube
Produtos como DVD, livro e camisetas serão lançados ainda neste semestre; grupo humorístico já bateu 400 milhões de visualizações em seu canal no YouTube
Meio & Mensagem
6 de agosto de 2013 - 8h08
Nesta terça-feira 6, o Porta dos Fundos completa seu primeiro aniversário. Para marcar a data e desbravar fronteiras comerciais, o grupo humorístico fará o lançamento do livro, nesta semana, e do DVD com as principais esquetes, em dezembro. As camisetas da marca chegarão ao mercado em setembro.
“Decidimos começar a fazer licenciados quando houve a demanda”, afirma João Vicente de Castro, responsável pela área comercial e um dos sócios do grupo ao lado de Fábio Porchat, Ian SBF, Gregório Duvivier e Antonio Pedro Tabet.
O canal, que tem mais de 400 milhões de visualizações no YouTube, recebe o patrocínio de Itaipava desde abril. “Temos como premissa manter nossa liberdade criativa e fortalecer o parceiro”, comenta Castro, que adianta a entrada de uma montadora e de uma instituição financeira para o time de patrocinadores.
O sucesso da trupe na web também chamou a atenção de marcas como Visa, Bis, Coca-Cola e Fiat. Na visão de Patrícia Pessoa, gerente de marketing de relacionamento da Fiat, a montadora buscou relevância quando apostou no diálogo com o público jovem por meio do Porta dos Fundos. “É um grande diferencial quando envolvemos nossa marca em um canal que sabe transformar o conceito que queremos em histórias cotidianas”, afirma.
O caso Spoleto
Alguns dos mais de cem vídeos produzidos neste período brincaram com incômodos causados por falhas em serviços e produtos de anunciantes. O caso do Spoleto (em que o anunciante aproveitou o viral irônico para divulgar o serviço de atendimento ao cliente) tornou-se emblemático e é considerado por Castro um case de sucesso. “Eles não tiveram nenhum receio ao brincar com a própria marca. Hoje tem nove milhões de views, ao todo”, diz.
Compartilhe
Veja também
Avon amplia pontos de venda e reforça atuação omnichannel
Marca abre sua loja própria no Mercado Livre, chega à rede Bel Cosméticos e expande parceria com a Soneda
Quais presentes as crianças querem ganhar no Natal?
Pesquisa da Kids Corp. mapeou as diferenças entre os desejos dos pequenos de diferentes faixas etárias