Rio 2016 apresenta Casa Brasil
Espaço em Londres receberá um investimento de R$ 23,150 milhões, sendo 83% bancado pelo comitê organizador dos jogos do Rio e patrocinadores
Espaço em Londres receberá um investimento de R$ 23,150 milhões, sendo 83% bancado pelo comitê organizador dos jogos do Rio e patrocinadores
Teresa Levin
5 de julho de 2012 - 2h12
A Casa Brasil, reduto verde-amarelo durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Londres 2012, foi apresentada na manhã desta quinta-feira, 5, na sede do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), no Rio de Janeiro. O espaço, que ocupará uma área de 2200 m2 no centro cultural Somerset House, está recebendo um investimento de R$ 23,150 milhões para levar um pouco da cultura brasileira aqueles que acompanharem os jogos olímpicos. Ela funcionará a partir do dia 27 de julho e ficará aberta durante 52 dias como espaço de relacionamento.
A verba investida na Casa Brasil vem em sua maior parte do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 e dos patrocinadores do evento, que responderão juntos por 83% do montante destinado ao espaço. Os outros 17%, que representam um valor de R$ 4 milhões, foram divididos entre o Governo Estadual do Rio de Janeiro e a Prefeitura Municipal da capital fluminense.
Quem visitar o espaço, poderá conhecer um pouco da cultura brasileira através de três exposições, e terá acesso ao projeto olímpico da Rio 2016. Entre as atrações da Casa Brasil estão ainda shows em uma área aberta que receberá happy hours, com degustação de comidas típicas. Também será promovida uma mostra de cinema, que conta com apoio da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro e do Comitê Organizador dos Jogos de Londres.
A Casa Brasil terá ainda ações de ativação de marca de patrocinadores, além de seminários fechados e apresentações do comitê organizador dos Jogos do Rio e de seus parceiros. Entre os patrocinadores, destaque para a Nissan que promoverá sete eventos e a Ernest&Young, com três. O Governo Federal fará três eventos no espaço, sendo dois da Apex e um da Embratur. Também serão promovidos eventos da Prefeitura do Rio e de comitês olímpicos nacionais.
O projeto envolve uma boutique Rio 2016, com produtos do Time Brasil e outros com os temas das Olímpiadas do Rio. Ao todo serão comercializados 60 produtos, incluindo camisetas, pins, canecas, entre outros. A empresa responsável pela confecção deste material é o varejista londrino Event Merchandising, que ganhou uma concorrência para ficar a frente do trabalho, tanto na operação da loja quanto no desenvolvimento dos produtos. Ele também fez este trabalho para os Jogos de Londres.
Entrega da bandeira
No evento desta quinta-feira, 5, também foram apresentadas as cerimônias de entrega da bandeira dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Cada uma delas terá oito minutos de duração. As duas tem direção artística de Cao Hamburguer e Daniela Thomas e contarão com a participação de artistas como Marisa Monte e Seu Jorge. Abel Gomes assina a supervisão de criação e Marco Balich a produção executiva.
O investimento nas apresentações é de R$ 20 milhões. A produção é do Consórcio Cerimônias Cariocas 2016, formado pela brasileira SRCOM e pela italiana Film Master Group.
Compartilhe
Veja também
Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age
Ranking mostra a Amazon, pelo terceiro ano consecutivo, na liderança; empresa investiu US$ 20,3 bilhões em compra de mídia em 2023
Confira as principais tendências para o mercado de games em 2025
As tendências de games foram apresentadas na primeira edição do B2Game, evento realizado pela Cheil Brasil e Xdome Gamer Lab, arena gamer da Allos