São Paulo lança plano para sediar Expo 2020
Evento pode atrair mais de 30 milhões de visitantes para a capital paulista
Evento pode atrair mais de 30 milhões de visitantes para a capital paulista
Meio & Mensagem
6 de abril de 2013 - 3h49
Terceiro maior evento do mundo, atrás apenas da Copa do Mundo e das Olimpíadas, a Exposição Mundial é o próximo alvo do Brasil, mais especificamente da cidade de São Paulo. O prefeito Fernando Haddad lançou oficialmente na terça-feira 5 a candidatura da Terra da Garoa para sediar o evento, realizado a cada cinco anos e com duração de seis meses, na edição de 2020.
A escolha do município anfitrião será feita em novembro, em Paris, pelo Bureal International des Expositions (BIE). Também estão na disputa Ekaterinburgo (Rússia), Ayutthaya (Tailândia), Ismir (Turquia) e Dubai (Emirados Árabes). Com o tema “Força da Diversidade, Harmonia para o Crescimento”, a Expo 2020 pretende estimular a criação de projetos de inovação, novas políticas sociais e econômicas, programas de combate às mudanças climáticas, políticas ambientais, novos sistemas de produção e distribuição de energia e projetos para soluções em infraestrutura.
A expectativa da organização da candidatura paulistana é de que, caso o evento aconteça na cidade, a Expo possa ser visitada por 30 milhões de pessoas entre 15 de maio e 15 de novembro de 2020. Em 2010, Shangai, na China, recebeu a visita de 73 milhões de pessoas. A próxima edição da Expo acontecerá em Milão, na Itália, em 2015.
O projeto de São Paulo prevê a construção do Centro de Convenções e Exposições de Pirituba, na região noroeste da cidade, numa área de mais de cinco milhões de metros quadrados, equivalente a quatro vezes o tamanho do Anhembi, atualmente o maior centro de exposições paulistano. O espaço terá centro de conferências, uma área de exposições, um shopping center, hotéis, instalações e serviços.
Compartilhe
Veja também
Copa do Mundo: Fifa anuncia os países-sede das edições de 2030 e 2034
Competição será dividida entre Espanha, Portugal e Marrocos, com jogos também na Argentina, Uruguai e Paraguai em 2030 e Arábia Saudita será a sede em 2034
Granado compra a marca Care Natural Beauty
Compra da marca de cosméticos sustentáveis simboliza mais um passo na ampliação da atuação da Granado no segmento