Sem apoio do Rio, Soccerex é cancelada
Quarta edição da convenção global de futebol no País não conseguiu recursos suficientes com desistência do apoio do governo estadual
Quarta edição da convenção global de futebol no País não conseguiu recursos suficientes com desistência do apoio do governo estadual
Meio & Mensagem
7 de novembro de 2013 - 5h59
A quarta edição da Convenção Global Soccerex, que seria realizada no Rio de Janeiro entre 30 de novembro de 5 de dezembro, foi cancelada e a decisão abalou as relações entre a organização e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, principal financiador das edições anteriores. Os organizadores do evento, que receberia 4.500 delegados de diversos países, confirmaram o cancelamento na terça-feira 5 sob o argumento de que o governo fluminense havia retirado o apoio ao projeto.
Segundo o comunicado, “com protestos civis acontecendo, a Secretaria de Esporte do Estado tomou a decisão política de retirar seu apoio à Convenção Global Soccerex”. A nota ressaltou que “os preparativos para o evento no estádio do Maracanã estavam bem avançados com conteúdo planejado, oradores confirmados e parcerias”.
Também na terça-feira, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e da Suderj, divulgou uma nota informando que o “Estado dispõe de todas as condições para acolher e garantir a segurança durante todo e qualquer evento a ser realizado no Rio de Janeiro”. O texto informa ainda que foi recomendada aos organizadores da Soccerex a utilização da Lei de Incentivo ao Esporte e à Cultura para a captação de recursos para a realização do evento.
A posição oficial do Rio de Janeiro foi rebatida pela Soccerex, que distribuiu para a imprensa uma declaração oficial na qual afirma que o Governo do Rio de Janeiro assinou contrato com a Soccerex e se comprometeu a entregar condições detalhadas e específicas vitais para a realização do evento, o que não ocorreu.
A edição 2013 da convenção já havia sofrido alterações nas datas e na sede. Originalmente, o evento aconteceria entre os dias 23 e 27 de novembro, no Forte de Copacabana, como em 2010, 2011 e 2012. A sede alternativa seria o Maracanã, mas a desistência do governo de viabilizar financeiramente o encontro abortou o projeto.
Compartilhe
Veja também
Copa do Mundo: Fifa anuncia os países-sede das edições de 2030 e 2034
Competição será dividida entre Espanha, Portugal e Marrocos, com jogos também na Argentina, Uruguai e Paraguai em 2030 e Arábia Saudita será a sede em 2034
Granado compra a marca Care Natural Beauty
Compra da marca de cosméticos sustentáveis simboliza mais um passo na ampliação da atuação da Granado no segmento