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Tesla investe no varejo de carros elétricos

Com metas ambiociosas, a empresa vai inaugurar seu maior centro de vendas na América do Norte


16 de agosto de 2016 - 8h00

do Advertising Age (*)

A Tesla Motors agendou a inauguração de seu maior centro de vendas, serviços e entrega na América do Norte. O espaço fica em São Francisco, mercado chave onde a fabricante de carros elétricos de Elon Musk apresentará o seu sedã Model 3 no final do ano que vem.

Apesar de a Tesla estar sediada próxima a Palo Alto, o centro de 65.000 m² em São Francisco será o primeiro da empresa na cidade, onde um quinto dos moradores não possuem carro e os serviços de transportes compartilhados, liderados pelo Uber, estão emergindo como forma dominante de transporte. O endereço foi originalmente lar de um showroom da Chevrolet construído em 1937, ano em que a ponte Golden Gate também foi inaugurada.

“As reservas do Model 3 inclinam-se para o perfil jovem e urbano”, afirmou Jon McNeill, presidente global de vendas e serviço da Tesla, em entrevista na semana passada antes de um evento para quase 400 presentes, incluindo clientes. “O que faz nossa loja principal ser ali é que a Bay Area é de fato nosso lar”, disse ele.

A Tesla tem a meta de abrir uma loja a cada quatro dias até o fim de 2016. A empresa também fez oferta para adquirir a SolarCity Corp., do segmento de painéis solares

A Tesla está expandindo as operações de varejo, já que tem o objetivo de produzir 500.000 veículos em 2018, aproximadamente um aumento dez vezes maior em relação ao ano passado. A montadora administra cerca de 260 lojas pelo mundo – a maior fica em Oslo, na Noruega – e planeja ter 300 no final deste ano. A Tesla também pretende ter cerca de 440 lojas abertas no final de 2017, quando está previsto o início iniciem das entregas do sedã Model 3, que começa a ser vendido com um valor mais acessível de $35.000,00, sem considerar os incentivos fiscais**.

Em carta aos acionistas lançada há duas semanas, a empresa declarou que vai acelerar a abertura de lojas, abrindo um novo endereço a cada quatro dias até o final do ano. “Estamos abrindo lojas tanto em novos mercados populosos, como Taipei, Seul e Cidade do México, quanto em nossos mercados mais maduros, como a Califórnia”, afirma a Tesla na carta. A loja de melhor desempenho da companhia fica em Golden State (Califórnia), segundo McNeill.

Se a oferta da Tesla para adquirir a SolarCity Corp. for aprovada pelos acionistas de ambas as companhias até o final deste ano, as lojas da Tesla tornam-se espaço para comercializar tanto carros quanto painéis solares, baterias caseiras Powerwall e carregadores caseiros para veículos.

A loja de três andares em São Francisco está localizada na Van Ness Avenue, mesma via onde está a British Motor Cars, uma concessionária independente que vende as marcas Land Rover, Jagua, Bentley e Lamborghini.

“A Van Ness Avenue era tradicionalmente o corredor automotivo de São Francisco, e fica no coração da cidade”, disse numa entrevista Kazuko Morgan, vice-presidente do conselho da corretora imobiliária Cushman & Wakefield. “Quando você dirige até a Highway 101 do Sillicon Valley, ela termina na Van Ness. É o lugar ideal para quem se desloca diariamente a trabalho”.

A Tesla atualmente produz o sedã Model S e o carro esportivo Model X. A companhia espera entregar 50.000 carros no segundo semestre deste ano, alcançado cerca de 79.000 unidades comercializadas em 2016.

*tradução: Guilherme Fernandes

**incentivos fiscais do governo dos Estados Unidos para carros elétricos, que podem baratear o custo do veículo   

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