Assinar

Novo Gol tem o desafio de manter a liderança

Buscar

Novo Gol tem o desafio de manter a liderança

Buscar
Publicidade
Marketing

Novo Gol tem o desafio de manter a liderança

Modelo da Volkswagen, número 1 do mercado há 25 anos, enfrenta concorrência crescente no segmento de hatchs compactos


18 de julho de 2012 - 10h25

Com o objetivo de manter a posição de carro mais vendido do Brasil, conquistada há 25 anos, o novo Gol foi apresentado pela Volkswagen na terça-feira, 17, em Florianópolis. O carro chega às revendas no final do mês mais equipado de série e com detalhes que destacam o foco na sustentabilidade. Com preço a partir de R$ 27.990,00 (versão 1.0), o veículo ganhou conteúdo adicional de travas e vidros elétricos, limpador e desembaçador traseiro. O modelo atual custa R$ 27.904,00

Por um apelo “sustentável”, o novo Gol recebeu PET reciclado nos tecidos do banco e portas, material inédito no segmento automotivo, segundo a montadora. "A Volkswagen é vista como uma marca que cobra mais que a concorrência, mas sempre vendemos algo a mais do que só um automóvel com quatro rodas e um motor", explica Henrique Sampaio, gerente de marketing de produto da Volkswagen do Brasil.

O novo Gol, que também recebeu novidades na motorização e eletrônica, é lançado em um momento importante para a montadora alemã, que chegou a perder a segunda posição no mercado brasileiro no primeiro trimestre para a GM. A líder de mercado, há dez anos, é a Fiat.

No acumulado do ano, porém, a Volkswagen mantém o segundo lugar e o veículo Gol continua sendo líder de vendas, com mais de 126 mil unidades vendidas de janeiro a junho. Em 2011, o modelo fechou com 10,4% de market share. "O Gol é uma marca dentro da nossa marca. A expectativa de vendas com este lançamento é manter a média mensal, que gira entre 20 e 21 mil unidades", diz Sampaio.

Mesmo com as novidades do lançamento que devem aguçar a curiosidade e desejo dos consumidores, a disputa promete ser acirrada para o Gol no segmento de compactos, que cada vez mais ganha novas opções. Para se ter uma ideia, em 2002 eram 11 modelos concorrentes; em 2012, este número deve saltar para 21.

"Cada ano que passa, a atitude da montadora tem que ser mais rápida. A decisão de colocar conteúdo adicional no novo Gol foi tomada três meses atrás. Foi uma mudança de estratégia gerada pela agilidade do mercado", destaca Sampaio.

A Volkswagen também apresentou o novo Voyage, que chega com preço a partir de R$ 29.990,00 na versão 1.0. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também