Mídia

A estratégia da Globo para a influencer Maria de Fátima

Personagem de Vale Tudo passa a ser agenciada pela VIU e fez campanha para Comfort

i 1 de agosto de 2025 - 9h50

Atualizada às 14h

No capítulo da novela Vale Tudo dessa quinta-feira, 31, Maria de Fátima, personagem da atriz Bella Campos, fez sua primeira “publi”. A ação, que na trama foi realizada pela agência Tomorrow, era um filme para apresentar a nova promoção de Comfort.

Além de marcar o início “oficial” da carreira de influenciadora da personagem, a ação representa uma nova fase comercial para a Globo, que passa a trabalhar Maria de Fátima como uma criadora de conteúdo real, com direito até a agenciamento por parte da Viu, empresa de influência da casa. Veja abaixo:

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Uma publicação compartilhada por Fátima Roitman (@fatimaaciolireal)

O próprio perfil de Maria de Fátima no Instagram já mostra as novidades. A bio da influenciadora traz o nome da VIU, ao lado da Tomorrow (a agência de publicidade da ficção) e o e-mail da Globo para as ações comerciais da esposa de Afonso Roitman: comercial_fatima@g.globo.

A vida de influenciadora da personagem também é conduzida por Manuela Dias, autora do remake de Vale Tudo. É Manuela, inclusive, que escreve as legendas e postagens da personagem nas redes sociais.

“Quando eu tive a ideia de fazer o perfil e postar em real time sabia que podia contar com o trabalho de um time sensacional, do marketing da TV Globo, com orquestração da Samantha Almeida [diretora de marketing da Globo], que é altamente propositivo, e também da diretoria de Negócios, que faz toda interface com os clientes. É uma parceria contínua e troca diária”, declara a autora.

A ação com a personagem faz parte da campanha promocional “Sonhou, ganhou”, de Comfort, que foi criada peal Ogilvy, Além das ação na novela e nas redes sociais com Maria de Fátima, a campanha também conta com a participação da atriz Taís Araújo.

Além da publicidade de Comfort, Fátima também participou, nesta semana, de outra ação envolvendo mais um veículo do universo Globo. A personagem foi a entrevistada de capa da revista Glamour, da Globo Condé Nast.

No capítulo da novela, foi exibida a sessão de fotos da personagem, conduzida pelo fotógrafo Jorge Bispo. No site, a Glamour publicou a entrevista com Maria de Fátima, em que a personagem responde sobre sua vida de influenciadora e a nova fase como parte da família Roitman.

No mundo real, quem estampa a capa de agosto da Glamour é a própria atriz Bella Campos, que fala sobre seu trabalho na trama da Globo.

Ao longo dos próximos episódios, Maria de Fátima deve realizar mais ações publicitárias que irão combinar a novela e o mundo real. De acordo com Manzar Feres, diretora de negócios integrados em publicidade da Globo, a combinação das ações comerciais nas histórias de novela amplia o impacto das mensagens.

“Quando conectamos elementos da vida real com a ficção, a história ganha força e as marcas encontram espaço para cocriar com a Globo ações que acompanham essa repercussão, fazendo parte das conversas”, declara a executiva.