BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 13ª semana

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BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 13ª semana

Chevrolet, Seara, iFood, Oi Fibra e Pantene integram o top cinco das marcas mais mencionadas na décima terceira semana do BBB 24


5 de abril de 2024 - 6h00

No período entre 28 de março e 3 de abril, que constituiu a décima terceira semana do BBB 24, a Chevrolet se tornou a marca patrocinadora do reality que mais recebeu menções, somando 28 mil comentários diretos à anunciante. A marca patrocinou a Prova do Líder da quinta-feira, 28. O top 5 também foi composto por Seara (17 mil), iFood (12 mil), Oi Fibra (6 mil) e Pantene (5 mil), segundo levantamento da STILINGUE by Blip.

Prova do Líder do Chevrolet no BBB 24 apresentou o modelo Spin (Crédito: Reprodução)

Prova do Líder do Chevrolet no BBB 24 apresentou o modelo Spin (Crédito: Reprodução)

Das marcas no top 5 em volume de menções, apenas Chevrolet e iFood realizam ações na casa, como provas e ativações para os participantes. Conforme a STILINGUE by Blip, as demais marcas se destacaram por conta dos seus investimentos em marketing de influência com ex-BBBs, marketing de oportunidade e por publicarem conteúdos relaiconados a acontecimentos no reality, como o fim do quarto Gnomo e as eliminações da semana.

Marcas como CIF (3,6 mil), Mercado Livre (3,4 mil) e Stone (4,1 mil), que estiveram presentes em provas e dinâmicas, integraram o top 10. Apenas Eletrolux, que patrocina o momento do mercado, ficou fora das primeiras posições. A marca recebeu 2,5 mil comentários.

Além disso, a empresa notou um declínio na quantidade de menções às marcas patrocinadoras na semana, se comparada à semana anterior. No último relatório, o levantamento apontava um alto volume de menções porque os usuários cobravam posicionamento das marcas em relação aos conflitos entre os participantes Davi e MC Bin Laden. Na última semana, as provas tiveram um volume de menção 68% abaixo da média histórica desta exição. O levantamento atribui a queda à Páscoa ou queda do engajamento do público.

Metodologia

A metodologia da STILINGUE by Blip se baseia em social listening em larga escala e no monitoramento de canais, como Facebook, Instagram, Tumblr, Blogs, Portais, X, Fóruns, Reclame Aqui, YouTube, e dos comentários em artigos, no Facebook, Instagram e no YouTube. O monitoramento leva em conta as marcas patrocinadoras desta edição.

Segundo a empresa, o painel de pesquisa contempla, primordialmente, conversas sobre o programa que envolvam os termos como BBB, BBB 24, Big Brother Brasil. Além disso, a STILINGUE by Blip monitora hashtags que envolvam o nome das marcas patrocinadoras junto ao termo “BBB”, como #MercadoLivreNoBBB, #StoneNoBBB e #SearaNoBBB.

Hashtags mais de campanhas das patrocinadoras são contempladas apenas quando citadas em conjunto com termos relacionados ao BBB.

Chevrolet aposta em marketing de influência

A Chevrolet patrocinou a Prova do Líder na quinta-feira, 28. Nela, a montadora divulgou o modelo Chevrolet Spin, que foi presenteado para a vencedora, Pitel. A prova recebeu 6,5 mil menções, já a marca acumulou 16,4 mil comentários.

Segundo a STILINGUE by Blip, essa foi a disputa menos comentada do BBB 24, mas a anunciante lidera as menções em relação as patrocinadoras da Prova do Líder.

Além de patrocinar o evento, a Chevrolet ganhou destaque por sua estratégia focada em marketing de influência e conteúdo. A montadora contratou os ex-participantes Amanda Meirelles e Gil do Vigor para uma ação denominada “Batalha dos Bigs” em que eles competiam pela torcida mais ativa. Essa estratégia rendeu 11,6 mil menções à Chevrolet.

Ao todo, a marca acumulou 28 mil menções.

iFood faz ação conjunta com McDonald’s

IFood ocupou o terceiro lugar na disputa por volume de menções na semana. No total, a marca recebeu 12 mil comentários. O app de delivery esteve presente em duas situações na casa. Em ambas as situações, a ação foi realizada em parceria com o McDonald’s.

Na primeira ocasião, as marcas patrocinaram a Prova do Líder do domingo, 31. A dinâmica replicava a trajetória do alimento, desde seu preparo até a entrega via delivery. Nesse caso, a prova recebeu 8,8 mil menções, o iFood somou 2,3 mensagens e o McDonald’s teve 1,7 mil comentários.

No entanto, o teor das conversas foi negativo, diz o levantamento da STILINGUE by Blip. Conforme o relatório, os usuários cobraram posicionamento de ambos os anunciantes sobre possíveis assédios do participante Davi contra as participantes Alane e Fernanda. Segundo a empresa, ao desconsiderar comentários sobre esse assunto, as marcas acumularam 650 menções.

No dia seguinte, ambas as marcas interditaram a cozinha com a intenção de pregar uma pegadinha de primeiro de abril nos participantes. As marcas fizeram com que eles acreditassem que foram para o “Tá Com Nada”, momento do jogo em que os participantes ficam com acesso restrito à alimentos por conta da perda de estalecas do grupo. Ao invés disso, os participantes foram convidados para uma ação da linha McCrispy Chicken.

Os anunciantes receberam 5,4 mil menções (5,1 mil direcionadas ao iFood e 1,6 mil ao McDonald’s). Segundo a STILINGUE by Blip, o maior volume de menções ao iFood se deu por sua estratégia nas redes sociais. Já  ação gerou 2 mil comentários.

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