Mídia
Carro voador em novela não foi ação de merchandising
Cena de O Sétimo Guardião exibiu Range Rover por escolha aleatória, segundo a Globo
Carro voador em novela não foi ação de merchandising
BuscarCarro voador em novela não foi ação de merchandising
BuscarCena de O Sétimo Guardião exibiu Range Rover por escolha aleatória, segundo a Globo
Bárbara Sacchitiello
1 de fevereiro de 2019 - 16h58
Atualizada em 4/02, às 10h10
Uma cena exibida no capítulo dessa quinta-feira, 31, da novela O Sétimo Guardião, da TV Globo, chamou a atenção e gerou muitos comentários na internet.
Na sequência, os personagens Ypiranga e Scarlet Pitiguary (interpretados por Paulo Betti e Luiza Tomé) se preparavam para deixar a cidade de Serro Azul, comentando que não desejavam ir embora de uma forma simples. Em seguida, os personagens entraram em uma Range Rover, que decolou como um avião, levantando voo com o casal.
Embora a trama tema elementos de realismo fantástico, a cena surpreendeu os espectadores da novela. Muita gente criticou o teor inusitado da sequência, enquanto outras pessoas gostaram do desfecho dos personagens na trama. E o fato de a marca do automóvel aparecer claramente na cena deu a impressão de que se tratava de uma ação de product placement, comum nas tramas da emissora. Até o próprio autor de O Sétimo Guardião, Aguinaldo Silva, foi ao Twitter para comentar sobre o carro voador, defendendo a mágica a cena. Veja:
Um carro voou em O Sétimo Guardião e gente de pouca fé achou absurdo: "carro voar, como pode?" Pois pode. Segundo entrevista do CEO da Volvo à revista Veja, carros voadores estarão sendo produzidos e comercializados em 2025. Imaginação cria asas! pic.twitter.com/QGTchNHmYe
— aguinaldo silva (@aguinaldaosilva) February 1, 2019
Apesar de parecer, a cena não faz parte de uma ação de merchandising da marca de carros de luxo Land Rover, segundo a Globo. De acordo com a Comunicação da emissora, a sequência faz parte do roteiro da novela e o uso de um modelo Range Rover foi escolha aleatória da produção. Nesse caso, não houve pagamento por parte da marca à emissora para exibição do carro.
Embora sejam utilizadas pelo mercado publicitário como uma vitrine para a exibição de produtos, as novelas também possuem liberdade para expor marcas sem ações comerciais envolvidas, desde que a equipe de produção e a emissora concluam que tal aparição faça sentido à trama.
Posteriormente, a Globo, explicou as razões de o modelo Range Rover aparecer na cena, reforçando que não houve nenhum acordo comercial. “A escolha da marca não tem nenhuma relação com este acontecimento específico da trama ou com os projetos comerciais da empresa. O veículo é o carro do personagem Ypiranga (Paulo Betti) desde o início da história”, disse a emissora em comunicado.
Apesar de não ter sido uma ação paga, a Land Rover acabou conseguindo ganhar mídia espontânea com a novela, já que o nome da marca foi bastante comentado nas redes sociais.
Compartilhe
Veja também
Perfis de celebridades são os menos seguidos nas redes, diz pesquisa
Levantamento da Brazil Panels revela que celebridades são seguidos por apenas 21,5% do público nas redes sociais, contra mais de 50% que seguem especialistas
Xógum, The Bear e Bebê Rena: confira os vencedores do Emmy 2024
Exibidos pelo Disney+ e Netflix, séries foram as principais vencedoras da premiação que aconteceu no último domingo, 15